14 de jul. de 2010

Segundo Unicom do semestre está pronto

Acaba de ficar pronto o segundo Unicom do semestre, jornal-laboratório do curso de jornalismo da Unisc, que cordeno por meio da disciplina de Produção em Mídia Impressa.


A exemplo do que ocorreu no primeiro número (são dois por semestre), está muito bacana também este, seja em termos de forma ou conteúdo.

(Clique na capa para ter acesso ao conteúdo).

A experiência ganha relevância também porque as duas edições foram realizadas fundamentalmente por uma turma de oito alunos, ainda que contássemos com a preciosa ajuda de graduandos na publicidade (ilustrações, anúncios e edição de arte, principalmente) e de relações públicas (evento de lançamento, estratégias de divulgação etc.).

Há de se considerar, ainda, que, além de produzirmos conteúdo gráfico-imagético, entre estes a diagramação e o projeto gráfico, cuidamos que a parte organizacional, ligada às divisões de tarefa (editora, repórter, revisor etc.) também fosse exercitada no semestre, por necessária.

Ou seja, trabalhamos muito. E bem.

O exercício também relevante porque, mesmo sendo uma disciplina de jornalismo impresso, exercitamos nela outras linguagens por meio do Blog do Unicom, em uma perspectiva convergente.

Com isso, emprestamos mais amplitude ao analógico e ao digital.

Estamos falando de um semestre muito trabalhoso; sobretudo produtivo, possível porque havia na turma, além de uma intenção jornalística muito clara, compromisso e vontade realizadora, condições a meus olhos fundamentais para quem pretende seguir no tão fértil quanto árduo caminho do jornalismo.

Vejam com seus próprios olhos.

2 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Que baita capa [clima de Copa, imagino]! Pauta das freiras bem executada.

Demétrio de Azeredo Soster disse...

De fato: a moçada se puxou. Uma vez mais, eu diria.