8 de jul. de 2010

O que pesquisar quer dizer?

Quem é professor e enfrenta, semestre após semestre, a tão boa quanto complicada tarefa de orientar trabalhos de monografia (e dissertações, e teses, e ...) haverá de aplaudir este lançamento da Sulina, de Juremir Machado da Silva: O que pesquisar quer dizer.

A linha de apoio antecipa as páginas: "Como pesquisar e escrever textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes", mas não diz tudo.


Trata-se, aos meus olhos, de um trabalho de primeira importância, não apenas para a instância graduação, como disse, à medida que, para além de conduzir os jovens pesquisadores nos passos necessários à boa pesquisa, o faz sem amarras e com uma prosa tranqüila, pouco canônica.

É o caso, por exemplo, do momento 4.1 - problemas e hipóteses - onde, para testar o fôlego de um problema de pesquisa, é sugerido que seja feito em uma mesa de bar.

Por este viés, se alguém lhe perguntar qual seu problema (de pesquisa, ok?) e você demorar mais que duas frases ou dez minutos para explicar é porque o problema é com seu problema, sacou?

Herético que sou, aplaudo esse formato de texto porque:

a) torna palatável a pesquisa em ambientes onde ela é exercitada bem menos que deveria, caso da graduação;

e, ato contínuo,

b) instrumentaliza professores em sua, repito, tão boa quanto complicada tarefa de orientar produção de conhecimento para além do ensino e da extensão.

Recomendo.

A ficha:

ISBN: 978-85-205-0557-1
Categoria: Comunicação, Educação
Edição: 1ª - 2010
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 95
Preço: R$ 25,00

0 comentários: