Diz respeito ao projeto de extensão Aprendiz na Copa: Radiojornalismo na Prática, parceria entre o Curso de Comunicação da Unisc e a Rádio Gazeta AM, encerrado esta semana.
O texto:
Aprendizes na Copa, na academia e no mercado de trabalho
O encerramento do projeto 'Aprendiz na Copa: Radiojornalismo na Prática', fruto de uma parceria entre o Curso de Comunicação Social da Unisc e a Rádio Gazeta AM, ocorrido na noite de segunda-feira, 12, significa bem mais que a conclusão de uma atividade de extensão bem sucedida.
Representa, sobretudo, um forte indicativo que a aproximação entre academia e mercado, ainda na fase de formação dos graduandos, pode ser boa e produtiva tanto para quem está em sala de aula como para quem trabalha nas redações. Basta, para isso, propositividade, vontade realizadora e reciprocidade das partes envolvidas no processo.
E foi exatamente isso que se viu desde as 14 horas do dia 18 de maio, uma terça-feira, quando da primeira reunião, na Unisc, com o grupo de dez selecionados, antes mesmo do início da Copa do Mundo. Mais que uma ação conjunta entre uma universidade e uma emissora de rádio, o que se iniciava naquele momento era uma parceria, que, sabemos, renderá mais frutos ainda.
Ou seja, uma aproximação produtiva para todos, à medida que permitiu a quem executa o radiojornalismo esportivo no dia-a-dia compartilhar o que sabe com quem está chegando ao mercado, assim como a estes aprender com as reflexões e conhecimentos que são produzidos todos os dias em sala de aula por meio do contato direto com alunos e professores.
Esta é, aliás, uma preocupação muito grande que nós, do Curso de Comunicação Social da Unisc, temos para com a formação de nossos estudantes: viabilizar a geração de conhecimento de forma muito intensa também por meio de atividades de extensão, de forma que, ao final de seus cursos, tenhamos profissionais ainda mais capacitados e qualificados ao exercício de suas profissões.
Para além do Aprendiz, e somente no âmbito do Grupo Gazeta, tivemos, também neste semestre, a 5ª edição do Focas do Q?, por meio do qual 15 estudantes da Comunicação conviveram com os profissionais da Gazeta do Sul por um mês e realizaram sozinhos uma edição inteira do suplemento jovem.
Somados, 25 alunos de jornalismo; publicidade e propaganda; relações públicas; produção em mídia audiovisual e fotografia tiveram oportunidade de aplicar, na prática, o que estão aprendendo em sala de aula.
Se considerarmos as ações de extensão realizadas em outras empresas do setor, somente neste primeiro semestre de 2010, tivemos, na Comunicação da Unisc, cerca de 50 alunos envolvidos direta ou indiretamente em atividades de extensão. Representa 10% de um total de 500, um índice considerável.
Percentual este que vai sendo contabilizando na conta das nossas intenções como gestores, à medida que se apresentam como movimentos iniciais que se pretendem continuamente mais amplos, para que nossos alunos tenham a oportunidade de experenciarem a profissão ao mesmo tempo que ganharem visibilidade; e aos empregadores, a possibilidade de vislumbrar futuros talentos. O que de fato, para nossa satisfação, já vem acontecendo.
Por isso, com alegria antecipamos: o próximo semestre promete mais novidades.
0 comentários:
Postar um comentário