17 de jul. de 2010

Narrativas midiáticas contemporãneas

Foi aprovada, esta semana, em reunião no Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc, a oferta do seminário Narrativas Midiáticas Contemporãneas, cujos professores serão Fabiana Piccinin e eu.

A idéia é discutir, por meio de uma interface com o pós em Letras, as intersecções da narrativa jornalística com a literária, e suas complexificações, por meio da análise, de um lado, de livros-reportagem; biografias de natureza jornalística; das reconfigurações teóricas e analíticas que se estabelecem neste cenário, bem como as narrativas de natureza imagética.

O programa do seminário está dividido em três módulos:

1 Narrativas em jornalismo impresso
Observaremos, aqui, os livros-reportagem, as biografias de natureza jornalística, a emergência dos gêneros interpretativo e diversional em revistas como a Piauí, entre outros.

2 Narrativas imagéticas
Trataremos, neste módulo, mais especificamente da produção fílmica, por meio do estudo de filmes/documentários como Jogo de Cena, Última parada 174, Cidade de Deus e outros.

3 Narrativas convergentes
O foco aqui é observar as narrativas midiáticas que se estabelecem por meio da web, com suas complexificações.

O seminário vem ao encontro do projeto de pesquisa A narrativa jornalística em sua intersecção com a literatura, que desenvolvemos na Unisc, tendo como bolsista a aluna Vanessa Kannenberg e voluntários Pedro Piccoli Garcia e Joel Hass.

O seminário Narrativas Midiáticas Contemporãneas terá dois créditos e as aulas ocorrerão aos sábados pela manhã, a partir de setembro.

Assim que as inscrições estiverem abertas aviso.

0 comentários: