13 de jul. de 2010

Sobre o projeto Aprendiz na Copa

O semestre que se encerra foi particularmente produtivo quando o assunto é extensão e pesquisa.

E, à medida que a carga de trabalho for se tornando mais leve, comentarei neste espaço os principais projetos desenvolvidos no período, a começar pelo que se encerrou ontem, segunda, 12, o Aprendiz na Copa: Radiojornalismo da Prática.


Este projeto, fruto de uma parceria entre a Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz do Sul, e o Curso de Comunicação da Unisc, onde leciono, envolveu dez alunos.

A idéia, como o nome sugere, foi exercitar radiojornalismo esportivo junto a uma emissora de rádio, tendo como mote a Copa do Mundo.

Os trabalhos se iniciaram dia 14 de maio e, como disse, encerraram-se ontem (na foto abaixo, registro dos aprendizes presente no evento).

De pé, da esquerda para a direita, na foto de Thiago Barbosa, do GAZ,
Vanessa Kannenberg, Tiago Mairo Garcia, Joana Scherer e Mariana da Rosa.
Embaixo, Diogo da Rosa, Nicolas Fraga, Lucas Baumhardt e Carolina Biscaglia.
Faltam, ainda, do time original, João Caramez e Veridiana Guimarães.

Quanto às atividades desenvolvidas ao longo do programa, foram realizadas em duas etapas: instrução e prática.

Na primeira, iniciaram-se com cobertura de palestra realizada com Juca Kfouri na Unisc; e prosseguiram com discussões temáticas realizadas na Rádio Gazeta AM tendo como tema o trabalho de narrador, comentarista, repórter e e plantão.

A etapa prática se iniciou com a cobertura, via tubo, da abertura da Copa do Mundo, passou pela cobertura dos jogos que o Brasil disputou até ser desclassificado, bem como as demais partidas até o final da competição.

Todos os movimentos do projeto foram desenvolvidos também por meio de uma interface digital, via blogger: Blog Aprendiz na Copa, onde disponibilizávamos enquetes, arquivos em áudio, matérias, posts etc.



À medida que o projeto avançava, os aprendizes eram avaliados por um grupo de quatro jurados por partida; do público presente nas transmissões (realizadas sempre em locais públicos, como o Centro de Convivência da Unisc e o shopping da cidade); da web, via blog; por votação popular; pelo professor-coordenador do projeto etc.

Isso tudo de forma que, ao final, restassem apenas quatro candidatos, que disputariam entre si o título de destaque narração, comentário, reportagem e plantão, bem como de grande campeão, o que ocorreu ontem à noite.

O projeto Aprendiz na Copa: Radiojornalismo na Prática foi igualmente importante à medida que envolveu, para além do jornalismo, alunos das demais habilitações da Comunicação, por meio das agências experimentais da Unisc.

O pessoal de Relações Públicas ficou encarregado do protocolo e organização do evento. Já a Publicidade e Propaganda criou logotipo, cartazes (abaixo), banners etc. Quando à agência de jornalismo, realizou a cobertura do evento.


Com isso, não apenas possibilitamos aos alunos a aproximação do mercado antes da graduação, como intereferimos, por meio do conhecimento que desenvolvemos em aula, e em nossas atividades de pesquisa e extensão, neste; o mesmo ocorrendo em sentido contrário: também nós aprendemos um pouco mais com a experiência prática se realizando.

Quando isso ocorre; quando todos aprendem e se aprimoram, penso, é bom para todos.

0 comentários: