22 de jul. de 2009

É chegada a hora de agradecer

Bueno, eis que as reformas deste sítio, que se iniciou em julho de 2007, finalmente se encerraram. Dito isso, é chegada a hora de algumas explicações sobre o novo formato e dos necessários agradecimentos.

O primeiro obrigado vai para Márcia Lima, aluna da Unisinos e repórter do site Baguete, a quem coube a árdua tarefa de remodelar visualmente o blog. A idéia era fugir do formato-padrão Blogger.

A opção recaiu sobre um layout em três colunas, que funciona mais ou menos da seguinte forma: na primeira coluna, à esquerda, vão os posts do blog, desta vez com a foto/ilustração (quando houver), tamanho médio, centralizada logo abaixo do título (antes era alinhada à esquerda).

Particularmente não gosto deste formato do blog, ou seja, título + foto/ilustração + texto, pois obriga os leitores/navegadores a darem um pulo do título ao texto, para somente então voltarem à foto; ou, ainda, a entrarem pela foto, subirem ao título e descerem ao texto. Mas são contingências dos templates gratuitos que temos de nos adequar, ao menos por hora.

Na coluna do meio vão os assuntos de ordem pessoal (repiques do twitter, seguidores, blogs amigos etc.). Na da direita, os temas de natureza profissional: livros que indico, textos/sites/blogs sobre midiatização (minha área de pesquisa), livros em PDF, sites/blogs úteis etc.

O segundo obrigado vai para Gelson Pereira, também amigo e também aluno, desta vez da Unisc.

Ao Gelson coube o desenho do logotipo/banner, a quem pedi que inserisse, se possível, claro, as três linhas gerais de meu trabalho: ensino, pesquisa e mercado.

Para fugir do óbvio, segundo suas próprias palavras, trabalhou "com um conceito mais genérico de jornalismo, apoiado nas letras que formam um fundo para as mensagens dispostas acima deste". Matou a pau, uma vez mais.

À Márcia e ao Gelson, portanto, meu muito obrigado. É bom demais quando talentos deste porte, tão criativos quanto inquietos e generosos, revelam-se ainda nos bancos escolares. Principalmente quando temos a oportunidade de dividir nossos dias com eles. Valeu!

6 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Prático! Mas o charme da laranja-relógio é impagável, show. Demétrio, atualizei, fiz uma inserção, no meu último posto [que você já leu] lá no Blog do Póvoas. Abraço.

mmelz disse...

concordo com o guilherme...
mesmo a laraja sendo fashion, eu procuraria por uma bergamota! xD

Rogério Christofoletti disse...

Gostei... tá bonito... parabéns!!!

Ju Sizinando disse...

Oiii Dê!
Muitas saudades de vocês também.Como foi a festa do Pedro? Coloca umas fotos no orkut!
Super beijo!

Taíssi Alessandra Cardoso disse...

Oi Demétrio, obrigada pelo comentário carinhoso no meu blog!
GOstei do novo "formato" (se que se pode chamar assim) do seu blog!
Como estão as férias?
abraços!

Lua Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.