21 de jul. de 2009

A internet e as metamorfoses do jornalismo


Coube ao professor Gerson Luiz Martins elaborar a resenha A internet e as metamorfoses do jornalismo contemporâneo, sobre o livro Metamorfoses jornalísticas: formas, processos e sistemas (Edunisc, 2007), para a revista editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, a Bibliocom.

Transcrevo, na íntegra, excerto do texto:

"Metamorfoses jornalísticas: formas, processos e sistemas é uma importante contribuição para compreender as mudanças do jornalismo, da produção jornalística e dos processos de distribuição da informação. Os artigos que compõem o livro foram reunidos de forma perspicaz e oferecem, sob os diversos aspectos abordados, uma boa avaliação das metamorfoses do jornalismo em tempos de internet. É recomendado para todos os professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de jornalismo. Importante mencionar que o avanço rápido e denso das tecnologias da informação e da comunicação implicam num novo jornalismo.

A compreensão dessa realidade é um valioso artifício para o desenvolvimento do jornalismo e para que cumpra, de forma eficaz, com o seu papel social. Conhecer, entender e se conscientizar dessas “metamorfoses” é condição essencial para que o processo de produção no jornalismo, o fazer jornalístico, o “ser” jornalista seja eficiente e tenha, por assim dizer, sucesso. Essas “metamorfoses” são desafios constantes. Não como parar, talvez nem mesmo como intervir de forma mais contundente. É uma gigantesca marola que arrasa, no sentido de modificar, com todos os que estão envolvidos no campo jornalístico."

0 comentários: