18 de dez. de 2008
Precisa dizer alguma coisa?


17 de dez. de 2008
Balanço geral
16 de dez. de 2008
Pesquisa de Fermino é premiada na Intercom
De 1.041 trabalhos científicos do INTERCOM Nacional, o professor Fernando Firmino da Silva foi o Primeiro Lugar na Categoria Doutorado após ter sido selecionado entre os 59 finalistas de instituições de ensino de várias partes do país avaliados por um júri composto por cinco professores e sócios da Intercom de instituições de Estados diferentes.
O trabalho que garantiu a Fernando Firmino o Prêmio Freitas Nobre/Intercom 2008 é denominado "Jornalismo reconfigurado: tecnologias móveis e conexões sem fio na reportagem de campo" e foi apresentado durante o 31º Congresso Nacional da Intercom, em Natal - RN. A comissão julgadora do Prêmio leva em consideração na análise dos trabalhos "a contribuição para a área" e as "referências e embasamento bibliográfico". A premiação será realizada no primeiro semestre de 2009 durante o Simpósio Regional de Ciências da Comunicação promovido pela Intercom na região a que pertencer cada um dos vencedores".


Tese sobre Jornalismo e Identidade Cultural em e-book

15 de dez. de 2008
Quem eu queria ser

12 de dez. de 2008
Momentos-família


Memórias de um passado distante




11 de dez. de 2008
Grande dia este


10 de dez. de 2008
Defesa de minha tese será dia 12
9 de dez. de 2008
Unisc oferece pós em assessoria política
Início do curso: 3 de abril de 2009
Término: Outubro de 2010.
Encontros quinzenais: sextas, das 19h15 às 22h15, e sábados, das 8h às 12h e das 13h ás 16h.(Poderão ocorrer eventuais encontros semanais).
Inscrições:
Até 03 de março no site www.unisc.br/pg ou na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão.
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Documentação necessária: 1 (uma) foto 3x4, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, curriculum vitae e cópia dos seguintes documentos:
- diploma* ou atestado de conclusão da graduação (Estudantes que vão diplomar deverão apresentar um atestado, fornecido pela instituição que irá graduar, informando o mês em que o estudante concluirá a graduação em 2009);
- RG e CPF ou carteira nacional de habilitação;
- Comprovante de residência.
* Egressos da Unisc não têm necessidade de entregar cópia do diploma da graduação.
Matrícula: A Secretária de Pós-Graduação e Extensão entrará em contato para informar o período de matrícula.
Carga horária: Curso de Especialização com 360horas/aula, conforme dispõe a Resolução nº1, do Conselho Nacional de Educação, de 8 de junho de 2007.
INVESTIMENTO:
Pagamento à vista 15% de desconto.
A prazo: 1 no ato da matrícula + 19 parcelas de: R$ 298,00
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/pg
8 de dez. de 2008
Vídeo da Unisc eleito melhor mini-metragem
Para conquistar o prêmio, a equipe de Fome de groove criou um blog para divulgar e explicar o sistema de votação que resultou na eleição de Melhor Mini-Metragem para o curta. Para Gibran Sirena, diretor do vídeo, “O mérito é de todos aqueles que votaram no vídeo, fazendo dele o premiado e contribuindo para mais um pequeno passo a favor do audiovisual de Santa Cruz do Sul”.
O vídeo mostra cinco amigos que antes de jantar uma pizza resolvem fazer música de uma forma totalmente criativa, usando os objetos de cozinha como instrumentos musicais. O curta foi produzido pelos estudantes para a disciplina de Elementos da Linguagem Musical, ministrada pelo professor Gerson Rios Leme".


O Tipo Assim tá bacana

Há de se falar, ainda, no Tipo Assim, o jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Univates, ontem também leciono. Também foi um trabalho bem bacana. Minha turma, de Linguagens dos Meios Gráficos I, desenvolveu o projeto e montou o jornal. A turma do professore Leonel de Oliveira, de Texto Jornalístico II, cuidou do conteúdo. Os alunos das duas turmas revisaram o conteúdo e as ilustrações e direção de arte ficaram aos cuidados do Tiago Decker Medeiros, que matou a pau. Assim que o pdf estiver disponível insiro o link para vocês.


Mais uma Enfoque Vila Brás

Registro, também, o terceiro e último número do jornal Enfoque Vila Brás deste ano, os três produzidos por minha turma de Projeto Experimental em Jornalismo da Unisinos, onde também leciono. Trata-se de uma experiência bem bancana, por meio do qual os alunos realizam uma experiência em jornalismo popular em uma das vilas mais pobres de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Os devidos créditos: Edição: professor, Demétrio de Azeredo Soster. Subedição: Natacha Souza. Chefia de reportagem: Mariana Aguirre. Produção: Maria Evana Ribeiro. Textos e fotos: Aline da Silva Boff, Ana Cristina Basei, Auryane Borges, Cíntia Perozza, Daniela Bittencourt, Fabiano de Almeida Jung, Fahra Cerutti Wittée, Fernando Zanuzo, Graziela de Souza Trajano, Gustavo Blasco Kutscher, Ismael Fernando Dias, Juliana Jaeger, Kássia Souza, Manuela Quadros, Vinicius Brito, Maria Ribeiro, Mariana Aguirre, Mariana de Borba, Natacha Souza, Patrícia Gastmann da Silva, Pauline Costa, Pedro Foss, Rodrigo Leiria Fatturi, Ursula Schilling e Vanessa Dienstmann Wagner. Produção gráfica - Realizada pela Agência Experimental de Comunicação (AgexCOM).


Revista Exceção já está pronta

2 de dez. de 2008
Terceira edição do Enfoque Vila Brás está pronta

Para dar conta das três edições, os alunos da disciplina de Projeto Experimental em Jornal visitaram a Vila Brás – uma das mais carentes de São Leopoldo – em três manhãs de sábado do semestre. Também coube aos estudantes distribuir, nas visitas, o jornal já impresso aos moradores da comunidade. Além destes movimentos, antes e depois das visitas, foram realizadas reuniões de pauta e análise com os representantes da Associação de Moradores do bairro.
Para além do trabalho de elaboração do jornal, os alunos da disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo mantém um blog – o Blog do Enfoque Vila Brás –, onde estabelecem diálogos foram do ambiente da sala de aula e exercitam novas linguagens. No blog podem ser encontradas, além dos comentários dos alunos a respeito do andamento de suas matérias, fotografias com o making of do jornal, links interessantes, vídeos produzidos pelos alunos, edições anteriores em PDF, entre outros. Quem quiser visualizar o Enfoque em PDF, pode fazê-lo por meio do site do Portal 3. O Enfoque Vila Brás possui edição de mil exemplares.


Hoje é dia de lançamentos na Unisinos
BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz. A Era Glacial do Jornalismo. Teorias sociais da imprensa, Vol. 2. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.
BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz. Ilha do Presídio, uma reportagem de idéias. Porto Alegre: Libretos, 2008
BONI, Jiani; ROSARIO, Nisia; MALDONADO, Efendy. Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa. Editora: UFPB
BRITTOS, Valério Cruz. (Org.) . Economia Política da Comunicação: estratégias e desafios no capitalismo global. São Leopoldo: Unisinos, 2008.
BRITTOS, Valério Cruz; CABRAL, Adilson (Orgs.). Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
FELIPPI, Ângela; PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio de Azeredo. Edição de imagens em jornalismo. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008.
GOMES, Pedro Gilberto; BRITTOS, Valério Cruz. (Orgs.). Comunicação e governabilidade na América Latina. São Leopoldo: Unisinos, 2008.
1 de dez. de 2008
Edição de imagens é lançado em Santa Cruz do Sul


27 de nov. de 2008
Você conhece a história da imprensa brasileira?
26 de nov. de 2008
Dicas bem bacanas sobre edição multimídia

Repico post do GJol e sugiro a leitura do Blog de Andre Deak, em especial o post intitulado Curso de Edição Para Jornalismo Multimídia. Há uma porrada de links pra lá de úteis para quem se interessa pelo tema. Post mais que bem-vindo quando o assunto é edição em jornalismo, à revelia do suporte.


24 de nov. de 2008
Edição de imagens será lançado dia 29 em Santa Cruz do Sul
O lançamento será às 10h30min, na Livraria e Cafeteria Iluminura, Centro. A obra tem participação de dez pesquisadores de várias universidades brasileiras e discute a profusão do uso da imagem nas diferentes mídias – televisão, jornal impresso, Internet, revista, além da presença no chamado jornalismo móvel e na assessoria de imprensa.
Os temas presentes no livro fazem parte das pesquisas e experiências práticas dos autores, que são jornalistas, publicitários, fotógrafos e também professores e pesquisadores na área de Comunicação. O grupo parte da idéia de que com as novas tecnologias de produção de imagem, as novas mídias e os novos cenários de produção jornalística, o lugar da imagem tem se tornado continuamente desafiante no processo de edição em jornalismo.
Participam também da obra Adair Peruzzolo, Ary Moraes, Elson Sempé, Fernando Firmino da Silva, Gilmar Hermes e Tattiana Teixeira O prefácio é de Sebastião Squirra, a apresentação de Fabiana Piccinin e a arte da capa de Rudinei Kopp. A organização da é de Ângela Felippi, Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin.
Contatos: Ângela Felippi: 9959-5581, angelafe@unisc.br; Fabiana Piccinin: 3715.8850, 8458-8945, fabianapiccinin@hotmail.com e Demétrio de Azeredo Soster: 2107.4419, 9995-0106, dsoster@uol.com.br.


23 de nov. de 2008
Lançamento do Edição na 6ª SBPJor




18 de nov. de 2008
Os primeiros dentes de Pedro



13 de nov. de 2008
Seminário da Unisinos aborda midiatização
Os relatores e os expositores (professores) receberão certificados, bem como os participantes (ouvintes) que tiverem 75% de presença, que é o que requer a universidade para validação do certificado. A Unisinos estará representada, uma vez mais, pelos professores-pesquisadores Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes.
Durante os trabalhos do seminário "Midiatização e Processos Sociais - Aspectos Metodológicos", será lançado o livro Midiatização e Processos Sociais na América Latina (Paulus, 2008). O livro é organizado por Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes. O lançamento será realizado às 17h30 do dia 20 de novembro, na Livraria Cultural da Unisinos. Informações pelo telefone (51) 3591.1100, ramais 1356 e 1357.
O Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) apóia atividades de cooperação em ciência, tecnologia e inovação na América do Sul, contribuindo com o desenvolvimento da região, por meio da geração de conhecimento e do aumento da capacidade científico-tecnológica dos países. Já a Rede Prosul é formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade Católica do Uruguai (UCU), Universidade Nacional de Rosário (UNR), Universidade Nacional da Colômbia (UNCo) e Unisinos.
Segundo Jairo Ferreira, "A rede é uma evidência de que a interlocução entre pares da instituição e de outras instituições revela caminhos que podem estar guardados em nossos próprios mapas. Muito do que construímos sobre o conceito de midiatização foi provocado nestes quatro anos de sua existência, compondo um quadro de questões e remissões produtivas, ainda em funcionamento". O evento é uma promoção do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)."


Edição de imagens será lançado em Santa Cruz


A diferença é como se diz


12 de nov. de 2008
Alunos da Unisc fizeram bonito no Q?



11 de nov. de 2008
Projeto Saideira terá edição especial
Numa edição etinerante, o Encontros se une ao Saideira e traz, além de Ostermann, o convidado-entrevistado realizador audiovisual Beto Souza. Além disso, haverá uma palinha musical com o Batuque de Cordas, que tem um músico santa-cruzense, o Vinícios Correa.
O Encontros/Saideira será aberto, gratuito e, em função da especificidade desta edição, num primeiro momento no Espaço Camarim (19h30min), quando Ostermann entrevista Beto Souza, e, depois (às 21h), na Livraria e Cafeteria Iluminura, - Rua Borges de Medeiros, 471 -, onde Ostermann lança o livro do projeto Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista - Volumes III.
10 de nov. de 2008
Edição de imagens é lançado na Feira de Porto Alegre



Se correr o bicho pega; se ficar...
7 de nov. de 2008
Edição de imagens em jornalismo na Feira do Livro



6 de nov. de 2008
Edição de imagens será lançado na ABCiber
A ABCiber é uma entidade científica e cultural interdisciplinar, vinculada à área de Comunicação. Foi fundada em 27 de setembro de 2006, na Plenária Especial do I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura CENCIB.
O evento deste ano se realiza de 10 a 13 de novembro.


Projeto Saideira comemora terceiro aniversário
Numa edição etinerante, o Encontros se une ao Saideira e traz, além de Ostermann, o convidado-entrevistado realizador audiovisual Beto Souza. Além disso, haverá uma palinha musical com o Batuque de Cordas, que tem um músico santa-cruzense, o Vinícios Correa.
O Encontros/Saideira será, como sempre, aberto, gratuito e, em função da especificidade desta edição, num primeiro momento no Espaço Camarim (19h30min), quando Ostermann entrevista Beto Souza, e, depois (às 21h), na Livraria e Cafeteria Iluminura, onde Ostermann lança o livro do projeto Encontros com o Professor - Cultura Brasileira em Entrevista - Volumes III".


5 de nov. de 2008
3 de nov. de 2008
SBPJor realiza seu maior encontro nacional
A conferência de abertura será proferida por Silvio Waisbord, professor na School of Media and Public Affairs da George Washington University. O pesquisador é autor do livro Watchdog Journalism in South America e de artigos que tratam de jornalismo e sociedade civil. Em entrevista exclusiva ao SBPJor Notícias, ele revelou o que espera encontrar no país. "Minha expectativa é participar do encontro para me familiarizar com o trabalho de colegas no Brasil e conversar sobre possibilidades de colaboração futura. O Brasil tem uma tradição forte de investigação no jornalismo, distribuída em vários pontos do país e com interesses amplos", disse.
Um dos responsáveis pela organização do encontro, José Salvador Faro destaca que a realização do evento na Grande São Paulo deve atrair um número maior de participantes, já que há uma efetiva facilidade de acesso. "Além disso, a infraestrutura que o Póscom está disponibilizando aos congressistas certamente estimulará a presença dos interessados. Acreditamos que o público pode esperar da organização local excelentes condições de acomodação e de vivência das atividades programadas para novembro", complementa.
Para saber mais sobre o encontro nacional e fazer sua inscrição, clique em http://www.sbpjor.org.br/6sbpjor/index.php?sbpjor=home.


31 de out. de 2008
Segundo Enfoque do semestre está disponível



27 de out. de 2008
Mais é igual no UOL
26 de out. de 2008
Reunião discute exigência do diploma para jornalistas
"A SBPJor, a Fenaj e o FNPJ tiveram, nesta quinta-feira, dia 23, uma audiência com o ministro de Educação, Fernando Haddad, em Brasília, para discutir a formação superior em jornalismo. Vou repassar um breve resumo das questões colocadas na reunião, particularmente as posições expressas pelo ministro acerca do tema:
1) O ministro informou que o MEC não está trabalhando com uma hipótese de formular uma proposta que substitua a formação graduada em jornalismo: “Queremos que os jornalistas continuem sendo formados em cursos de graduação, é uma área específica de conhecimento”;
2) Sua preocupação é com a qualidade do ensino em jornalismo, pois considera existirem deficiências na formação graduada. Para ele, o jornalismo é um dos quatro cursos fundamentais ao funcionamento do Estado democrático (os outros três são Medicina, Pedagogia e Direito) e, por isso, o MEC entende necessário estimular uma reavaliação das diretrizes curriculares de jornalismo;
3) O MEC avalia que esta discussão independe da votação, pelo STF, da exigência do diploma, e o Ministério não pretende se envolver nesta temática específica: “Nosso problema é de formação, não de exercício profissional”;
4) O Ministério está propondo a formação de uma comissão de especialistas para fazer uma revisão das diretrizes curriculares. Esta comissão seria formada por pessoas com duplo conhecimento sobre o jornalismo: acadêmico e profissional. SBPJor, Fenaj e FNPJ poderiam indicar nomes, a título de sugestão, para compor esta comissão, a qual elaboraria um documento a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, que deliberaria sobre as novas diretrizes. Com estas novas diretrizes, o MEC espera ter uma “métrica de qualidade” em jornalismo;
5) O MEC estuda também a possibilidade de adotar uma inovação para os cursos de graduação em geral, instituindo o que ele chamou de “dupla diplomação”: mecanismos para possibilitar que uma pessoa, ao adquirir formação em uma área de conhecimento, tivesse facilitadas as condições para obter uma segunda graduação. Para o ministro, esta fórmula poderia ser aplicada em algumas áreas da graduação, particularmente em jornalismo. A comissão poderia se debruçar também sobre esta temática;
6) Em uma rápida reunião após a audiência, as três entidades avaliaram que a audiência foi positiva e que seria adequado apresentarmos ao MEC a sugestão de uma lista conjunta para a composição desta comissão do Ministério, ressaltando que as indicações tenham um caráter de sapiência no campo acadêmico e profissional do jornalismo e sem um vínculo necessariamente institucional às entidades."
25 de out. de 2008
Jornalismo popular em ação


Família linda a minha, não?


22 de out. de 2008
E cresce este tal de Pedro...



18 de out. de 2008
Unicom aborda a morte e suas faces

Os merecidos créditos:
Editora: Letícia Mendes; produção: Daiane Balardin, Marisa Lorenzoni, Utaipã Rodrigues, Vanessa Britto e Viviane Moura; reportagem: Ana Flávia Hantt, Daiane Balardin, Guilherme Mazui, Heloísa Letícia Pool, Josiléri Linke Cidade, Letícia Mendes, Majô Schwingel, Pedro Garcia, Rozana Ellwanger, Raisa Machado, Sancler Ebert, Vanessa Kannenberg; revisão: Josiléri Linke Cidade, Marisa Lorenzoni, Rodrigo Nascimento; diagramação: Débora Vogt, Gelson Pereira, Vanessa Kannenberg; direção de arte: Gelson Pereira, Lázaro Fanfa; ilustrações: Amanda Mendonça; fotos: Márcia Melz, Marisa Lorenzoni e Raisa Machado; Logotipo: Samuel Heidemann.Abraço a todos, bom descanso e bom final de semana.


16 de out. de 2008
A descoberta de Verônica


15 de out. de 2008
Aguardo vocês na Feira do Livro, moçada


13 de out. de 2008
Jornal digital é feito para deficientes visuais
Na íntegra: "O Jornal da Paraíba, vinculado ao portal Paraiba 1, lançou esta semana em Campina Grande - PB a primeira edição digital do Brasil para deficientes visuais (VDDV). Com recursos multimídia e interativo os deficientes visuais podem ouvir as notícias na íntegra da edição impressa do jornal. A tecnologia foi desenvolvida pelo próprio grupo de comunicação no setor de Métodos e Sistemas. O coordenador do setor e desenvolvedor do projeto, Washington Lima, explica como funciona o sistema: 'O setor de desenvolvimento criou uma tela sintetizada que emite sons a partir do movimento do cursor, denominado módulo de leitura eletrônica. Através deste recurso, o mouse passa a ser fundamental para quem quer se atualizar via internet, mas não tem visão ou não teve oportunidade de aprender a ler'. O projeto foi lançado na última quarta-feira e pode ser acessado em http://jornaldaparaiba.globo.com/dv/"


11 de out. de 2008
Unicom aborda a morte e suas faces

Abraço a todos, bom descanso e bom final de semana.


10 de out. de 2008
Site mapeia relações de poder da mídia

A idéia é adaptar, em um contexto de internet, projeto de Daniel Hertz a respeito dos laços de redes e grupos de comunicação do País, bem como suas relações de controle/poder e outras entradas mais.
Segue a newsletter: “Produzido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), de Porto Alegre, entidade parceira do FNDC, Donos da Mídia, que está em fase de finalização, lista 7.275 veículos de comunicação, abrangendo rádios (inclusive as comunitárias), televisão aberta e por assinatura, revistas e jornais.Relaciona também as retransmissoras de televisão. No caso dos jornais, registra somente os de circulação diária ou semanal”.


Edição de imagens em jornalismo



8 de out. de 2008
A culpa, claro, é do encanador
A vida de um blogueiro

Como o nome sugere, diz respeito, digamos assim, às etapas evolutivas de um blogueiro. Qualquer coincidência é mera semelhança.
O conceito é de Paul Bradshaw e os traços de Alex Hughes.


7 de out. de 2008
Reflexões búdico-matinais
4 de out. de 2008
Olha a moçada ocupando seu espaço, gente!
1 de out. de 2008
"Pede pra sair!"

"O filme "Tropa de Elite", vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano e que estreou no último dia 19 em Nova York, ganhará segunda versão para o cinema. O ator Wagner Moura aceitou interpretar outra vez o capitão Nascimento. A informação é da coluna Mônica Bergamo desta quarta-feira. A íntegra da coluna está disponível para assinantes do UOL e do jornal".
26 de set. de 2008
A blogosfera está bombando
Cheguei a este assunto pelo Monitorando, do Rogério Cristofoléti, que acabou por me levar ao Blog do Tiago Dória. Diz respeito a texto do buscador de blogs Technorati, que publicou o estudo anual State of the Blogosphere.
A idéia, como sugere o link, é uma espécie de raio-x dos blogs no mundo inteiro. Alguns dados interessantes que a pesquisa traz: 133 milhões de blogs são indexados pelo Technorati; no ano passado, eram 70 milhões (apenas 7,4 milhões foram atualizados nos últimos 120 dias); a maioria dos autores de blogs é do sexo masculino (66%) na faixa de 18 a 34 anos (50%) e, finalmente, a grande maioria dos blogueiros está localizada na América do Norte.
Segue o post: "Até aí nenhuma novidade em relação a estudos anteriores feitos pelo Technorati. O que chama mais a atenção é que quase metade já passou do primeiro blog: 49% dos pesquisados já estão atualizando o seu 2º ou até 8º blog. Ou seja, meio óbvio, mas blog já não é tão novidade (59%) já bloga há mais de dois anos. E a maioria utiliza anúncios em seus blogs - pelo visto, os blogueiros já estão rejeitando menos a publicidade" .


25 de set. de 2008
Jornalismo da Unisc faz bonito no SET da PUC
.jpg)

Para quem ainda não sabe, por fim, o SET Universitário da PUC é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Realizado desde 1988 pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em duas décadas tornou-se uma referência para estudantes e profissionais.


24 de set. de 2008
Alunos da Unisinos realizam jornal popular



Pesquisa revela preferência pelo diploma
"A pesquisa de opinião nacional CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, 22, em Brasília, pela Confederação Nacional do Transporte - CNT, registra que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo Brasil, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.
Os dados foram muito comemorados pela Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj - e pelos sindicatos de jornalistas. Para o presidente da Fenaj, Sergio Murillo de Andrade, este é melhor apoio que a campanha poderia obter e o resultado da pesquisa renova as forças dos que estão lutando pela regulamentação profissional. "Esses números da pesquisa CNT/Sensus mostram que a população brasileira tem a real dimensão da importância do Jornalismo para o País e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados".
Murillo afirmou, também, que esses dados ficam ainda mais importantes com a proximidade da votação da exigência do diploma pelo STF e espera que ministros percebam o desejo da sociedade. "O STF tem a chance de mostrar à população que anda junto com seus anseios, reconhecendo que Jornalismo precisa ser feito por profissionais com formação teórica, técnica e ética e que o Jornalismo independente e plural é condição indispensável para a verdadeira democracia".
A Pesquisa CNT/Sensus quis saber, também, o que a população acha da criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Para a pergunta 'o sr. (a) acha que deveria ou não deveria ser criado um Conselho Federal dos Jornalistas, para a regulamentação do exercício da profissão no País - como as OABs para os advogados e os CREAs para os engenheiros?', o resultado foi que 74,8 % acham que o Conselho deveria ser criado, 8,3% que não deveria ser criado, para 6,5% depende e 10,4% não sabem ou não responderam".


22 de set. de 2008
O Globo divulga nova estratégia de comunicação
"O Globo iniciou hoje uma nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo jornalístico. O Jornal O Globo e Globo Online passam a ser representados por uma única marca: O Globo. A produção passa a ser integrada com distribuição por multiplataformas dentro do processo de convergência. Uma campanha publicitária denominada "Muito além do papel de um jornal", já começou a divulgar a estratégia do grupo baseado na idéia de 'Nosso negócio é informação, multiplataforma, multimarca e multigeografia'. O processo de convergência faz parte desta decisão com a multiplicação de plataformas como celular e uma participação mais ativa dos consumidores que navegam em busca de informação por jornais impressos, internet e celular. Matéria publicada hoje pelo O Globo apresenta a motivação para a mudança, como a incorporação de forma mais ativa do jornalismo digital e o crescimento de leitores de jornais em mercados emergentes, ao contrário da queda que ocorre nos Estados Unidos. Adiciona-se o uso do celular como plataforma cada vez mais crescente de consumo de informação. Atualmente um grupo de pesquisadores brasileiros e espanhóis, através de convênio internacional coordenado pelo GJOL na parte do Brasil, empreende uma ampla pesquisa sobre a convergência de meios em empresas de comunicação dos dois países".


20 de set. de 2008
Alunos da Unisc estarão no Programa do Jô
18 de set. de 2008
Unisc e Quê? estão juntos novamente

O que isso muda? Muita coisa. Desde há algumas edições, por exemplo, o caderno Quê? passou a se utilizar de um design gráfico diferenciado a partir do que o Gelson Santos Pereira, aluno e amigo, propôs em termos de diagramação na edição anterior do projeto, veiculada a 20 de junho. Por sinal, o rapaz mandou tão bem que foi contratado especialmente para trabalhar o Quê? junto à Gazeta, o que, convenhamos, é uma notícia muuuuuuuito legal para quem está em formação.
As peças do retrato, da esquerda para a direita, são: eu, William Ceolin, João Garamez, Luana Backes, Vanessa Kannenberg (trabalhará o design gráfico), Raisa Machado da Silva (fotografia), Daiane Balardin, Gelson Santos Pereira, - os pais/editores do Quê?, Guilherme Mazuí (com gorro) e Jansle Júnior - e, finalmente, Pedro Garcia.


15 de set. de 2008
Vídeo de aluno da Unisc é selecionado em concurso
"O vídeo Fome de groove, do estudante do Curso de Produção em Mídia Audiovisual Gibran Sirena Teixeira, foi selecionado no concurso Mini-Metragem 2008 da RBS TV. O vídeo de um minuto vai ser exibido dia 25 de outubro pela RBS TV (12h20min), para todo o Rio Grande do Sul, antes dos episódios de Histórias Curtas.
Fome de Groove foi selecionado junto com outros sete vídeos por um júri formado por profissionais da RBS TV que irá premiar o Melhor Vídeo de um minuto. Os oito vídeos selecionados ficarão disponíveis para exibição e votação no ClicRBS, pela página www.rbstv.com.br/minimetragem até o dia 27 de novembro de 2008. O vídeo mais votado também receberá um prêmio por Júri Popular. Os prêmios e troféus serão entregues na festa do Histórias Curtas, no dia 2 de dezembro, no Theatro São Pedro.
O vídeo mostra cinco amigos que antes de jantar uma pizza resolvem fazer música de uma forma totalmente criativa, usando os objetos de cozinha como instrumentos musicais. O curta foi produzido pelos estudantes Carine Immig, Daniel Sperling, Gibran Sirena, Janaína Blanco, Juliana Roehrs e Simoni Helfer para a disciplina de Elementos da Linguagem Musical, ministrada pelo professor Gerson Rios Leme. O vídeo também foi selecionado para o 7º Santa Maria Vídeo e Cinema, onde concorre a prêmio pelo gênero Ficção na categoria Nacional. O evento acontece de 17 a 22 de novembro na cidade de Santa Maria".


Eles não leram Rota 66
"Polícia brasileira tem 'carta-branca para matar', segundo a ONU".
Na boa: eles não leram Rota 66.
11 de set. de 2008
Convenhamos: é lindo este rapaz


Saudades dos modelitos da filha de Dunga
9 de set. de 2008
Encontro da SPBJor terá 152 trabalhos
A mesa que integro - Mutações no jornalismo - é a de número 12 e é composta da seguinte forma:
Coordenadora: Thais de Mendonça Jorge
Midiatização, a terceira descontinuidade do jornalismo
Demétrio de Azeredo Soster
O fotojornalismo em tempo de convergência digital: entre algumas permanências e outros desvios
José Afonso da Silva Jr.
O poder de ser um gênero jornalístico: novos formatos se tornam novos gêneros?
Lia Seixas
A notícia nos cibermeios: três hipóteses sobre a mutação do relato noticioso
Thais de Mendonça Jorge
Blogs: a invasão dos profanos do mundo digital na esfera sagrada do jornalismo
Zélia Leal Adghirni


8 de set. de 2008
Unisc realiza sua Semana da Comunicação

7 de set. de 2008
Fausto Wolf e Fernando Barbosa Lima estão mortos
Já Fernando Barbosa Lima, 74 anos, morreu de falência múltipla dos órgãos. Produziu, nos anos 60, programas que marcaram época, como Jornal de Vanguarda, Preto no Branco e Sem Censura, entre outros. Nos anos 80, ainda sob o domínio da ditadura militar, ele criou e produziu o programa Abertura, no qual apresentava temas e personalidades colocados no index do regime, como o cineasta Gláuber Rocha, que mostrava um personagem popular que atendia pelo nome de Brizola, então um dos políticos mais perseguidos. Era filho de Barbosa Lima Sobrinho.
É bem verdade que não há dia que não chegue, mas, às vezes, quando chegam, os dias são chatos.


5 de set. de 2008
Supremo prorroga interferência na Lei de Imprensa
"Na tarde desta quinta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por mais seis meses a decisão que suspendeu 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa (Lei 5.250/67).
Em fevereiro, o Plenário concedeu liminar na ação (ADPF 130) ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra a lei. Naquela ocasião, o STF ficou de julgar o mérito da ação em seis meses, prazo que venceu no final de agosto.
"Eu tinha seis meses para trazer o voto de mérito, não consegui. [Desta forma], estou pedindo prorrogação por igual período", justificou o ministro Carlos Ayres Britto, relator da matéria.
Na decisão de fevereiro, o STF autorizou os juízes de todo o país a utilizar, quando cabível, regras dos Códigos Penal e Civil para julgar processos sobre os dispositivos da lei que foram suspensos. Ao todo, estão sem eficácia 22 dispositivos da Lei de Imprensa, entre artigos, parágrafos e expressões contidos na norma".


4 de set. de 2008
Comunição já possui sua federação
"Doze entidades do campo da comunicação criaram, nesta última terça-feira, dia 2 de setembro, durante o XXXI Congresso Intercom em Natal (RN), a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM). A criação da Federação ocorreu em assembléia na qual foram aprovados os estatutos e constituída sua primeira diretoria. A SBPJor é uma das entidades fundadoras da entidade, estando presente na assembléia de criação por meio do seu presidente Carlos Franciscato e de Elias Machado, indicado para representar a SBPJor no processo de constituição da SOCICOM. A Federação será formada por duas principais instâncias administrativas. A primeira será a Diretoria, composta por José Marques de Melo (presidente), Ana Silvia Médola (vice), Elias Machado (diretor de relações nacionais), Margarida Kunsch (diretora de relações internacionais) e Anita Simis (diretora administrativa). A segunda instância será o Conselho Deliberativo, a ser formado por um representante de cada associação científica.Entre os objetivos da Federação estão o de fortalecer a Comunicação como campo do conhecimento, representar as associações junto às instituições públicas de ciência e tecnologia, desenvolver ações destinadas a melhorar a qualidade do ensino da graduação e pós-graduação na área e promover o diálogo com demais entidades da sociedade que atuam no campo da comunicação. A sede jurídica da SOCICOM será São Paulo".


Jô Soares e o bispo Honorilton
A matéria: "Jô Soares recebeu em seu apartamento, no bairro de Higienópolis, o bispo Honorilton Gonçalves, braço direito de Edir Macedo, dono da Igreja Universal e da Record. O encontro era para ter sido discreto, mas Honorilton foi visto com Jô no prédio do apresentador. O bispo, por meio da assessoria da Record, nega que tenha ido ao encontro de Jô e diz ainda que a emissora não tem interesse na contratação dele. No entanto, recentemente, o nome do apresentador da Globo foi citado em uma reunião entre a cúpula da Record. Procurado pela coluna, Jô Soares não comentou o assunto. A Globo não quis informar até quando vai o contrato que tem com ele".


3 de set. de 2008
Manual do foca



1 de set. de 2008
Sim, eu sou imbecil
"Uma equipe de televisão que filmava tigres na Rússia diz ter sido salva pelo primeiro-ministro do país, Vladimir Putin.O premiê acompanhava o trabalho dos jornalistas, no domingo, em uma reserva animal no leste do país, quando uma tigresa se soltou e avançou em direção ao grupo. O premiê atirou no animal com um tranquilizante, sedando a fera Clique aqui para assistir ao vídeo Agências de notícias locais dizem que Putin atirou no animal com um tranqüilizante, sedando a fera na hora. A diretora da equipe disse que os jornalistas estavam perto da tigresa quando ela se soltou. 'Um milagre nos salvou', afirmou Violetta Sergeyeva. A intervenção de Putin, que teria sido um ato heróico do primeiro-ministro, não chegou a ser filmada. Após sedar a tigresa, Putin ajudou os cientistas a recolher os dados do animal, que pode pesar até 450 quilos e medir três metros. A reserva natural russa de Ussurisky atua na preservação dos tigres de Amur, que já estiveram perto da extinção. Hoje, a população da espécie atingiu o nível recorde dos últimos cem anos". Em tempo: o nível é apenas recorde, sem números mesmo.
Verônica está de aniversário

O bolo em questão foi feito pela mãe dela, Beatriz Sallet, e pelo namorado desta, o Pan, ainda no domingo à noite, em São Leopoldo, onde moram. Longa vida à Verônica, pois, a filha que tantas alegrias tem me dado ao longo destes anos todos!


30 de ago. de 2008
Amorim ganha ação contra Mainardi
"O colunista da Veja Diogo Mainardi foi condenado pela 13ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pelos crimes de difamação e injúria. A ação foi movida pelo jornalista Paulo Henrique Amorim devido à coluna intitulada “A voz do PT”. Em primeira instância, Mainardi foi absolvido das acusações, mas Amorim apelou e a decisão foi revertida.
“Avaliar Paulo Henrique Amorim como ‘um qualquer’, sem demonstrar, ou comprovar suas ilações é horroroso, maquiavélico e criminoso. (...) Ele passou, e muito, da linha normal de aceitação de um jornalismo agressivo”, diz o parecer do Procurador de Justiça Carlos Eduardo de Athayde Buono que foi acolhido pelo TJ-SP".
A pena? Três meses e 15 dias de detenção, que pode ser revertida em multa de três salários mínimos, e pagamento de 11 dias-multa.
A matéria completa pode ser lida aqui.

