10 de out. de 2008

Site mapeia relações de poder da mídia

Recebo de meu amigo Sandro Kirst, by Univates, um e-mail pra lá de importante, dando conta da criação do site Donos da Mídia.
A idéia é adaptar, em um contexto de internet, projeto de Daniel Hertz a respeito dos laços de redes e grupos de comunicação do País, bem como suas relações de controle/poder e outras entradas mais.
Segue a newsletter: “Produzido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), de Porto Alegre, entidade parceira do FNDC, Donos da Mídia, que está em fase de finalização, lista 7.275 veículos de comunicação, abrangendo rádios (inclusive as comunitárias), televisão aberta e por assinatura, revistas e jornais.Relaciona também as retransmissoras de televisão. No caso dos jornais, registra somente os de circulação diária ou semanal”.
Chama atenção, de saída, algumas ausências, caso do Grupo Editorial Sinos (Gruposinos), com sede em Novo Hamburgo, - composto por três jornais diários, internet, rádio, canal de tevê a cabo, revistas e jornais voltados ao setor coureiro-calçadista –, bem com dos grandes portais (Terra, UOL, IG). De qualquer sorte, dados mais que relevantes em se tratando de pesquisa em jornalismo.

0 comentários: