3 de set. de 2008

Manual do foca

É com muita alegria que anuncio neste espaço a chegada de um livro pra lá de importante quando o assunto é jornalismo, dentro e fora da sala de aula, de autoria de minha amiga e colega Thaïs de Mendonça Jorge, o Manual do Foca: Guia de Sobrevivência para Jornalistas (Contexto, 2008).
Que diga o texto de apresentação: "Não é raro que o mesmo jornalista entreviste hoje um astro de rock, amanhã seja escalado para conversar com um político e no dia seguinte cobrir a coletiva de uma cientista renomada. E como conseguir boas matérias de personalidades tão diferentes? Como dominar tantas informações e torná-las inteligíveis ao leitor? Este livro mostra as técnicas do jornalismo, da pauta ao texto. Ao embasamento teórico, a professora da UnB Thaïs de Mendonça Jorge agrega a experiência adquirida em alguns dos principais meios de comunicação do país. Assim, "Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas" explica conceitos como notícia, lide e pirâmide, sempre recheando de exemplos. Ainda trata, com especial atenção, da pauta, da reportagem, da apuração e da entrevista. Para quem ainda não está familiarizado com o jargão da área, o glossário certamente esclarece as principais dúvidas. Guia imperdível aos jornalistas, estejam eles nas redações ou nas salas de aula".

2 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Espécie cada vez mais abundante [vá lá que as avis raras estão em extinção]. Ótima a sacada do livro, excelente apresentação. Estava faltando algo assim.

Anônimo disse...

Concordo com o Póvoas. Grande sacada da Thaís de Mendonça Jorge. Um livro para se ter na estante.