13 de nov. de 2008

Seminário da Unisinos aborda midiatização

Repassando: "A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) irá sediar, de 19 a 21 de novembro, o seminário "Midiatização e Processos Sociais - Aspectos Metodológicos", promovido pela Rede Prosul. O objetivo do encontro deste ano, que reunirá pesquisadores da Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil, como o enunciado sugere, é discutir a midiatização em uma perspectiva metodológica. No ano passado, também na Unisinos, o encontro da Rede Prosul refletiu sobre as pesquisas que tratam da midiatização.
Os relatores e os expositores (professores) receberão certificados, bem como os participantes (ouvintes) que tiverem 75% de presença, que é o que requer a universidade para validação do certificado. A Unisinos estará representada, uma vez mais, pelos professores-pesquisadores Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes.
Durante os trabalhos do seminário "Midiatização e Processos Sociais - Aspectos Metodológicos", será lançado o livro Midiatização e Processos Sociais na América Latina (Paulus, 2008). O livro é organizado por Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes. O lançamento será realizado às 17h30 do dia 20 de novembro, na Livraria Cultural da Unisinos. Informações pelo telefone (51) 3591.1100, ramais 1356 e 1357.
O Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul) apóia atividades de cooperação em ciência, tecnologia e inovação na América do Sul, contribuindo com o desenvolvimento da região, por meio da geração de conhecimento e do aumento da capacidade científico-tecnológica dos países. Já a Rede Prosul é formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade Católica do Uruguai (UCU), Universidade Nacional de Rosário (UNR), Universidade Nacional da Colômbia (UNCo) e Unisinos.
Segundo Jairo Ferreira, "A rede é uma evidência de que a interlocução entre pares da instituição e de outras instituições revela caminhos que podem estar guardados em nossos próprios mapas. Muito do que construímos sobre o conceito de midiatização foi provocado nestes quatro anos de sua existência, compondo um quadro de questões e remissões produtivas, ainda em funcionamento". O evento é uma promoção do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)."

0 comentários: