30 de jul. de 2009

As melhores entrevistas da Rolling Stone


A sugestão de leitura da semana é o livro Rolling Stone: as melhores entrevistas da revista Rolling Stone (LAROUSSE, 2008), cujo nome/importância no cenário jornalístico dispensa apresentações. Bueno, penso que vale a pena pagar os tais R$ 55,90 pelas 445 páginas do livro, mais capa e contra, por vários motivos.

A começar, claro, pelo fato de estarmos falando da Rolling Stone. Mas também porque encontramos, nele, entrevistas com gente do porte de Truman Capote (entrevistado por Andy Warhol); Joni Mitchell (por Cameron Crowe); Tom Wolfe (por Chet Flippo); Spike Lee (por David Braskin), e assim por diante.

As entrevistas ganham mais valor porque são, em sua maioria, de outros tempos, o que nos permite saber, por exemplo, de um Francis Coppola de 1979 falando ao repórter Greil Marcus de Apocalipse Now, um "filme complicado".

A única ressalva é que, na edição, deixaram para trás o lead das entrevistas. Ou seja, os textos partem do título diretamente às perguntas/respostas, o que é ruim sobre vários aspectos. Mas tudo bem. Compre o livro. Leia-o. Vale a pena.

A edição é de Jann Wenner (fundador e editor da Rolling Stone) e Joe Levy (editor-executivo da revista).

1 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Cara, até mesmo a versão brasileira desta revista é show. Excelente. Ali ali com a Piauí.