5 de ago. de 2009

Twitter ultrapassa o Orkut

Leio no Coletiva.net notícia dando conta que o Twitter acaba de ultrapassar o Orkut em número de usuários. Segundo a matéria, a partir de dados divulgados pela empresa de estatísticas comScore, "(...) a rede de microblog possui 44,5 milhões cadastrados. O site de relacionamentos, segundo números do Google, conta com a participação de 35 milhões de pessoas".

Equivale a dizer que o Twitter está em 52º lugar na classificação dos maiores sites do planeta. A marca dos 44,5 milhões teria sido alcançada em julho, de acordo com a mesma fonte, depois de 7 milhões de novos usuários se associaram ao serviço.

Estatísticas à parte, olho com especial interesse o Twitter por pelo menos quatro motivos, para além daquilo que eu já havia dito em outro momento:

1 A moçada mais jovem - e Raquel Recuero está escrevendo sobre isso, segundo informa pelo próprio twitter (@raquelrecuero) - parece não ter se interessado muito pela novidade. Prefere o Orkut ou sua variação, o fake.

2 A forma como o twitter vem sendo utilizado está reconfigurando seu uso; o que, aliás, parece ser uma característica dos dispositivos 2.0, haja vista que com os blogs ocorre o mesmo, ainda que de forma mais lenta, digamos assim. Ou seja, o espaço de registro - What are you doing? - não raro toma feições de chat e abre espaço para conversações entre seus usuários.

3 Trata-se de um dispositivo que, por sua versatilidade, contribui de forma mais eficiente para o que eu chamo de amalgamento do sistema midiático-comunicacional. Ou seja, por meio do Twitter os jornais, revistas, rádios, televisões, sites e blogs estabelecem conexões com mais rapidez, contribuindo, desta forma, para a autonomização do referido sistema.

4 Ato contínuo, as operações do twitter parecem ser (é preciso checar isso melhor) hegemonicamente auto-referenciais. Ou seja, voltam-se para o interior do sistema em que se inserem, e não necessáriamente para o ambiente onde este se localiza.

Brinquedinho interessante este tal de Twitter.

Meu endereço, nele, é: @dsoster

1 comentários:

Majô disse...

Olá professor..
obrigada por visitar o meu blog..
saudade das tuas aulas..
um abraço!!