31 de mar. de 2010

Comunicação da Unisc discutirá startup

Na próxima quarta, dia 7, na Unisc, onde leciono, teremos uma palestra muito interessante, aos cuidados de meu amigo (e um dos primeiros alunos) Diego Remus.

Remus estará na sala 101 da Unisc a partir das 19h15 falando sobre startup, que, em bom português, quer dizer empresa iniciante. 


O termo ganhou o mundo e se refere a coisas tão comuns quanto uma padaria ou uma banda de rock emergentes, mas possui características especiais de produto, mercado e gestão que nem sempre sabemos tomar conta quando o assunto é cuidarmos de nosso próprio negócio.

Já a ligação de Remus, tecnicamente um empreendedor digital, com o "startup" é antiga.

Em 1999, ele começava a estudar jornalismo na Unisc enquanto outros quatro brasileiros lançavam o site Buscapé. Remus se formou, trabalhou em vários estados com jornalismo, marketing, eventos, consultoria e assessoria corporativa. O Buscapé conquistou clientes, funcionários, investidores, concorrentes, países.

Hoje, Remus é juiz em competições internacionais de negócios, tomou café com a diretoria do Google e água com o dono do Facebook, mas é free lancer e ainda paga financiamento estudantil. Os quatro brasileiros do Buscapé continuam fazendo a mesma coisa de antes, mas acabaram de vender a empresa de seus sonhos por 342 milhões de dólares.

Mesmo com essas diferenças, Diego, os fundadores do site Buscapé e outros 2,8 milhões de brasileiros compartilham as mesmas alegrias e tristezas por fazerem parte do maior movimento empreendedor do mundo (aquele que fez a The Economist dizer na capa de 12 de novembro que "O Brasil decolou").

Diego Remus já foi aluno da Unisc, repórter, editor de informática, colunista de desenvolvimento sustentado, editor-chefe de uma revista estadual e uma nacional, editor-chefe de um site binacional, coordenador de marketing, consultor corporativo de gestão de conhecimento e processos de negócio, roteirista de jogos virtuais sociais, organizador de eventos, gerente de relacionamento em mídias digitais sociais, juíz de competições internacionais de negócios e palestrante.

1 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Carai! Me lembro dos salutares discussões jornalísticas que tinha com o Remus nas salas de aula da Unisc. Brazil Takes Off!