5 de fev. de 2010

Nova edição da Revista Folkcom

Repasso, na íntegra, e-mail recebido há pouco de Sérgio Luiz Gadini, via mailling do FNPJ:

"Ao registrar o sétimo ano de existência, a Revista Internacional de Folkcomunicação disponibiliza aos pesquisadores, estudantes e interessados na conexão temática mídia/folclore/cultura popular novos textos, ensaios e análises de produtos que envolvem o universo folkcomunicacional. E, para manter a tradição, tal produção intelectual e acesso mantêm o caratér aberto e dialógico da Rede Folkcom, entidade responsável pela Revista.

"Nesta edição (Nº 14), a seção Ensaios & Artigos registra a colaboração de textos de Denis Porto Renó (“O seriado El Chavo del Ocho como um produto folkcomunicacional que reflete a sociedade mexicana descrita por Octavio Paz”), Emma Torres Romay (“La utilización del folclore como estrategia publicitaria na Galícia”), Giordanna Santos (“O siriri na Contemporaneidade: reflexões sobre a espetacularização da dança no 'Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá'”), Iury Parente Aragão e Jacqueline Lima Dourado (“Os líderes de opinião e a comunidade comunicante em uma romaria religiosa”), Lucy Regina Costa, Osvaldo Trigueiro e Ed Porto Bezerra (“Folkcomunicação e Cibercultura: os Agentes Populares na Era Digital”), Viviam Lacerda de Souza e Marília Gomes Ghizzi Godoy (“O alto-falante como comunicação e tradição cultural em Senhora de Oliveira/MG”).

"A seção Entrevista traz um diálogo com o pesquisador Osvaldo Meira Trigueiro, que fala dos desafios da pesquisa em Folkcomunicação, comparando diferentes momentos da história, desde que Luiz Beltrão lançou a referida proposta de estudo.

"Na Discografia, o jornalista Ricardo Ampudia apresenta o “resgate da cultura cigana através do punk rock de Gogol Bordelo”, enquanto o repórter Diego Antonelli escreve sobre o vídeo-cordel de Ricardo Mello e Samuca, discutindo a relação entre “cordel e cultura popular” num criativo projeto de animação viodeográfica. O Ensaio Fotográfico da edição é da autoria de Leandro Tapajós Filho e apresenta imagens das variadas cores e formas do boi-bumbá Amazônico. Por fim, a resenha literária é da autoria do jornalista Felipe Simão Pontes sobre uma produção bibliográfica paraibana (“entre o acontecimento midiático e a ação folkcomunicacional”).

"Para fechar, fica o registro, na forma de convite, para que todos autores interessados em discutir e pesquisar sobre temas que envolvem a Folkcomunicação, para participar da Revista Folkcom, tendo por base as orientações editoriais, disponíveis no site do periódico. O objetivo maior, afinal, é fortalecer este emergente campo de estudos interdisciplinares. Com o desejo de uma boa leitura, e crítica, sinta-se, pois, motivado/a a integrar este Democrático Projeto Editorial... A Revista Internacional de Folkcomunicação!

Campos Gerais do Paraná, Brasil, Verão de 2009."

Para submeter textos (ensaios, artigos, resenhas, críticas, dentre outros formatos aceitos pela publicação) para as próximas edições, os autores devem se cadastrar no Portal, a partir do link da Revista Folkcom, e encaminhar o material diretamente ao pelo site.

Dúvidas e informações podem ser enviadas ao e-mail revistafolkcom@uepg.br.

0 comentários: