A Unisinos, onde também leciono, está realizando seu I Seminário de Epistemologia e Pesquisa em Comunicação. Reproduzo trecho do evento publicado no site Midiatização e Eventos Sociais:
"O seminário é parte do projeto “Crítica Epistemológica - Análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em comunicação” vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), e visa a discussão dos temas sujeito e objeto, método e metodologia, disciplina e campo da comunicação.
Estão programadas apresentações de artigos de pesquisadores das universidades federais de Goiás e Juiz de Fora, além dos professores, mestrandos e doutorandos da Unisinos. O seminário é organizado pelo professores da linha de pesquisa “Midiatização e Processos Sociais”, do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da Unisinos, Jairo Ferreira, Pedro Gilberto Gomes, Antônio Fausto Neto e José Luiz Braga
A programação:
12/05 – Terça-feira
Sessão I – O midiático e o conhecimento (I)
Turno: Manhã
Local: Auditório Érico Veríssimo
9h – 9h30
Abertura:
Prof. Dra. Christa Berger – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - Unisinos
Prof. Dra. Ione Bentz - Diretora da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação – Unisinos
9h30 - 10h50
Pantallas y mediatización contemporánea: mapas de prácticas e interrogantes teóricos (Prof. Rubén Biselli - Universidad Nacional de Rosário, UNR)
10h50 – 12h10
Intensidades sinestésicas: Convergências de sensações, saberes, linguagens na cultura midiática (Prof. Goiamérico Felício C. dos Santos – Universidade Federal de Goiás, UFG)
Sessão II - O midiático e o conhecimento (II)
Turno: Tarde
Local: Auditório Érico Veríssimo
14h00 – 15h20
¿Para qué investigar sobre comunicación masiva?: Una problemática epistemológica de los años 70: la discusión entre ciencia e ideología (Prof. Ricardo José Diviani - Universidad Nacional de Rosário, UNR)
15h20 – 16h40
Comunicação e o Jornalismo: fundamentos para o debate conceitual (Profa. Ana Carolina Rocha Temer - Universidade Federal de Goiás, UFG)
17h – Palestra com o Assessor de Comunicação e Cultura do Governo Federal do Paraguai Juan Diaz Bordenave em comemoração aos 10 anos de Doutorado em Ciências da Comunicação da Unisinos
13/05 – Quarta-feira
Sessão III – Método, disciplina e campo
Turno: Manhã
Local: Auditório Érico Veríssimo
9h – 10h20
Método, campo e identidade: o caso da comunicação (Prof. Jairo Getúlio Ferreira – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos)
10h20 – 11h40
Disciplina ou Campo? O desafio da consolidação dos estudos em Comunicação (Prof. José Luiz Warren Jardim Gomes Braga – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos)
Sessão IV – Método, objeto e conhecimento
Turno: Tarde
Local: Auditório Érico Veríssimo
13h30 – 14h50
Do conhecimento ao conhecimento: notas sobre comunicação e vínculos (Prof. Potiguara Mendes da Silveira Jr. – Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF)
14h50h – 16h10
Objetos dóceis entre regulação e o descontrole das teorias (Prof. Antônio Fausto Neto – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos)
16h10 – 17h30
Fenomenologia da midiatização (Prof. Pedro Gilberto Gomes – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos)
14/05 – Quinta-feira
Sessão V - A linguagem e os signos
Turno: Manhã
Local: Auditório Érico Veríssimo
9h – 10h20
Comunicação e linguagem: conflitos epistemológicos entre estruturalismo e fenomenologia (Prof. Magno Luiz Medeiros da Silva – Universidade Federal de Goiás, UFG)
10h20 – 11h40
Semiótica e plataformas interativas multicódigos (Prof. Francisco José Paoliello Pimenta – Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF)
11h40 – 13h
Comunicação, institucionalização e linguagens: a busca por um objeto de pesquisa nos problemas situados entre sistema e mundo da vida (Prof. Luiz Antônio Signates – Universidade Federal de Goiás, UFG)
Sessão VI - Objeto e campo
Turno: Tarde
Local: 3A318
14h30 – 15h15
Para uma concepção de ética da mídia (DOUTORANDO(A) Carlos Alberto Jahn)
objetos
15h15 – 16h
A feminização da política na capital gaúcha: Estratégias de midiatização do corpo feminino em Zero Hora (DOUTORANDO(A) Mariana Bastian Tramontini)
objetos
16h – 16h45
A midiatização e os sistemas de valor, de visibilidade e de vínculo (DOUTORANDO(A) Ricardo Zimmermann Fiegenbaum)
objetos
Sessão VII – Método, metodologia e campo
Turno: Tarde
Local: 3A317
14h30 – 15h15
Comunicação: campo sem rosto - Uma abordagem da midiatização como contorno de delimitação (DOUTORANDO (A)Ana Paula da Rosa)
15h15 – 16h
Táticas etnográficas no campo da comunicação (MESTRANDO(A) Marcel Neves Martins)
16h – 16h45
Tensionamentos ao campo de pesquisa (aspectos de problematização de fenômenos e reflexões teóricas) a partir de um estudo de caso (DOUTORANDO(A) Eloísa Joseane da Cunha Klein)
Turno: Tarde
Local: 3A301
14h30 – 15h15
Reflexões metodológicas na construção de um objeto de pesquisa (DOUTORANDO(A) Carmem Lúcia Souza da Silva)
15h15 – 16h
Entre a academia e o mercado: cientificidade e academicidade da pesquisa qualitativa em contexto eleitoral (MESTRANDO(A) Sw Mariana Oliveira de Freitas)
16h – 16h45
Midiatização: narrativa da história (DOUTORANDO(A) Michelli Machado)
Turno: Tarde
Local: Auditório Érico Veríssimo
16h45 – 17h30
Relato do Seminário – Prof. Adair Peruzollo, programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - UFSM
15/05 – Sexta-feiraTurno: manhã
Local: 3A317
9h – 13h
Reunião técnica com professores
7 de mai. de 2009
Seminário sobre Epistemologia e Pesquisa na Unisinos
Postado por
Demétrio de Azeredo Soster
às
07:22
Marcadores:
epistemologia,
pesquisa,
Seminário,
Unisinos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário