18 de jan. de 2009

O olho da rua de Eliane Brum

Esperei para comentar o novo livro de minha amiga Eliane Brum - O Olho da Rua (Globo, 2008) - depois que eu tivesse lido, o que ocorreu ontem à noite. Bueno, eis aí mais uma leitura indispensável quando o assunto é jornalismo. Grosso modo, o conteúdo - dez matérias, mais prefácio e apresentação - diz respeito aos textos que a moçoila escreveu na Revista Época, onde trabalha. Trata-se, portanto, de jornalismo de primeira qualidade, com tudo o que isso possa vir a significar. Mas não apenas. Após a transcrição de cada um dos textos, ilustrados com fotos de seus parceiros de trabalho, Eliane comenta as suas matérias. Para além da mera descrição de como tudo se deu. Isso faz com que o livro ganhe uma amplitude sem precedentes, porque honesto; real, permitindo ao leitor um nível de conhecimento que usualmente lhe é negado. Recomendo a todos a leitura. Custa uns R$ 42,00, mais ou menos.

3 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Espero que tenha aquela reportagem sobre a Terra do Meio - um dos maiores conjuntos de linhas jornalísticas que já li na revista Época.

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Tem sim. Inicia-se na página 156 e se chama "O povo do Meio".

Regina Porto disse...

Estou lendo O Olho da Rua.Há muito tempo não via um trabalho tão bem feito. As reportagens são excelentes: assunto, forma de fazer, fotos, comentários a respeito delas. Eliane dá um show de coragem profissionalismo, sensibilidade. O livro é de capa a capa uma obra prima.