11 de jan. de 2009

Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno

Encerrei ontem a leitura do segundo livro de As ilusões armadas - A ditadura envergonhada, de Élio Gaspari (Cia das Letras, 2002). É uma coisa muito maluca: tudo se inicia, a primeira quartelada, a partir da possibilidade de João Goulart, o Jango, ampliar ser próprio mandato, não obstante a grita contrária de gente como Leonel Brizola, seu cunhado, e outro. Ninguém queria isso: nem esquerda, de matizes fortemente comunistas, e nem a direita, tutelada pela CIA, a agência de "inteligência" norte-americana. Bueno, Jango foge e os milicos tomam o poder. Até aí todo mundo conhece. O que surpreende na obra - e sobre isso pouco se fala em sala de aula, pelo menos não naquelas por onde eu passei - é que a patuscada não ficou apenas por conta dos militares, cujas idiotices são por demais conhecidas: também a esquerda teve sua parte de culpa. Em especial porque o que eles queriam, na verdade, era implantar um estado socialista no Brasil nos moldes de Cuba, China ou União Soviética. A qualquer custo. E este foi, na análise de Gaspari, o maior equívoco de todos: não se tratava de reestabeelecer a democracia em um estado vilipendiado pelas armas, mas sim implantar um outro modelo de governo, comunista, tendo por base a luta de guerrilhas, fosse urbanas ou rurais.
Ontem mesmo comecei o terceiro livro, O sacerdote e o feiticeiro: a ditadura encurralada. Quando terminar eu conto mais.

1 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Fiquei só no A Ditadura Escancarada, quanto à leitura de Gaspari. O que entendo por envergonhada, no entanto, era que nem mesmo os milicos sabiam o que podiam ou que futuro dariam para o triunfo de seu golpe - isso no início, claro. Além disso, completando o que lembrou, Demétrio, nunca esqueço um discurso-aula do velho Brizola, no salão de atos da Ufrgs [acho!], a dizer: "Jango não foi deposto, ele renunciou!" 40 anos depois, ainda o ressentimento do cunhado, hoje falecido, que à época governador do Estado colocou a Brigada Militar toda para combater ao lado de Jango. Mas Jango não o quis.