4 de jan. de 2010

Gafe de Bóris é midiatizada

Uma das características daquele que chamo jornalismo midiatizado é o fato de a mídia, quando imersa em uma estrutura de rede, usar cada vez mais a própria mídia como fonte de suas matérias.

Este movimento, de natureza auto-referencial, não chega a ser bem uma novidade, mas ganha contornos diferenciados no atual momento evolutivo do jornalismo, basicamente porque reconfigura suas mais diversas instâncias.

É o que se pode observar com o vídeo abaixo, veiculado pelo UOL. Sobre uma gafe que Boris Casoy, âncora da Band, cometeu.

Contextualizando: a emissora exibiu uma matéria, Bóris disse uma bobagem qualquer por trás das câmeras e o áudio acabou vazando. O UOL valeu-se deste vazamento e transformou o comentário em matéria. Ou seja, acontecimento de natureza jornalística. Mas também em munição na briga por audiência entre as emissoras (o UOL é do grupo Folha, concorrente da Band).

Deixando de lado a, digamos assim, grosseria de Bóris, também chama atenção o quão tosco é o vídeo.

Vejam com seus próprios olhos. Ouçam com seus próprios ouvidos.

0 comentários: