A dica de leitura de hoje vai para Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo (Insular, 2009), de Wilson Gomes, livro que inaugura a série Jornalismo a Rigor, dirigida por Eduardo Meditsch.
A leitura do livro é necessária (e prazeroza, diga-se) já a partir do gênero que se utiliza para discorre sobre o tema proposto: ensaio. Com isso, permite ao autor um posicionamento mais claro em relação ao que está escrevendo, tornando o texto, digamos assim, mais orgânico, com tudo o que isso possa significar.
É o que se observa, por exemplo, em especial na terceira e quarta partes do livro, que abordam, respectivamente, os temas "Jornalismo e interesse público" e "Opinião pública e jornalismo". Nelas, Gomes levanta questões tão importantes quanto inquietantes, sobretudo atuais, como, por exemplo, se o interesse público (ainda) é o princípio fundamental do jornalismo.
Mais que isso, como de costume, só lendo o livro.
Em tempo: Wilson Gomes é Professor Titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador (CNPq-1B) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daquela universidade.
12 de dez. de 2009
Jornalismo, fatos e interesses
Postado por
Demétrio de Azeredo Soster
às
10:19
Marcadores:
dicas de leitura,
Eduardo Meditsch,
Insular,
jornalismo,
Wilson Gomes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário