A dica de leitura é o livro Na natureza selvagem - a dramática história de um jovem aventureiro (Cia da Letras, 1998), de Jon Krakauer, que encontrei na livraria Iluminura de Santa Cruz do Sul e que gerou um filme homônimo, dirigido por Sean Penn.
A história é a seguinte: Chris McCandless é um estudante, digamos assim, diferente, à medida que gostava de estudar mas não se adaptava muito bem ao mundo. O que ele faz, então? Larga tudo, inclusive família, e pega a estrada em direção ao Alasca, para viver, como o título sugere, na natureza selvagem. Chris não vai sozinho: em sua mochila lhe acompanham Henry David Thoreau e Jack London, além de um saco de arroz, um rifle e algumas bugigangas mais.
Jon Krakauer, um jornalista, reconstrói a história de forma mais rica que Penn, mesmo considerando que se tratam de linguagens diferentes. No primeiro caso, o jornalístico, porque contextualiza melhor a vida de Chirs (relata aventuras semelhantes, explica de onde surgiu aquele ônibus, refaz caminhos etc.), enquanto que o segundo constrói um roteiro linear, previsivelmente poético, ainda que muito bem fotografado. Mas ainda prefiro este, o linear do cinema, haja vista que, no livro, volta e meia fica a sensação que Krakauer se perde no caminho, também.
Mas esse, caros amigos, é o meu ponto de vista. Leiam o livro. Assistam ao filme.
5 de jun. de 2009
Na natureza selvagem
Postado por
Demétrio de Azeredo Soster
às
07:09
Marcadores:
dicas de leitura,
Jon Krakauer,
Na natureza Selvagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Já fiz os dois, e sugiro: assistam o filme. E escolham um outro livro para ler. De qualquer forma, a dica é ótima.
Postar um comentário