29 de jul. de 2007

Edição em Jornalismo: Ensino, Teoria e Prática

Sugestão de leitura. Este livro foi organizado por este que vos escreve e pelas professoras/pesquisadoras Fabiana Piccinin e Ângela Felippi. Como o nome sugere, a idéia é discutirmos a edição em jornalismo a partir de entradas reflexivas e didáticas.
Abaixo, os detalhes:


SINOPSE
O jornalismo tem passado por grandes mudanças nas últimas décadas, resultado de processos conjunturais, ligados à globalização da economia, da cultura e das comunicações. A adequação das empresas jornalísticas às novas realidades tem se refletido nas redações: na produção da notícia, nas funções do jornalista e nas relações com fontes, anunciantes e públicos. Na esteira dessas mudanças, os processos de edição também têm se alterado. A informatização e a inserção de novas tecnologias no ambiente redacional, a redução dos quadros funcionais, associada à junção de várias funções, inclusive de editor num mesmo profissional, o surgimento da Internet e do webjornalismo, a convergência das mídias, a maior interferência do receptor na elaboração da informação, entre outras causas, têm feito com que os processos de edição não sejam os mesmos do passado e necessitem, por isso, ser revistos.O livro Edição em Jornalismo: Ensino, Teoria e Prática vem para examinar o panorama que se apresenta e tensionar essa nova reacomodação das práticas jornalísticas. Uma leitura importante para quem faz, para quem pensa e para quem ensina jornalismo.

Demais autores: Elias Machado (apresentação), Beatriz Marocco, Christa Berger, Demétrio de Azeredo Soster, Antônio Fausto Neto Formando, Thaís Furtado, Luciano Klöckner, Marcos Santuário, Márcia Franz Amaral, Ângela Felippi, Fabiana Piccinin, Flávio Porcello, Luciana Mielniczuk, Paulo Pinheiro


Ficha técnica:


Título: Edição em Jornalismo: ensino, teoria e prática Autor(es): Ângela Felippi, Demétrio de Azeredo Soster, Fabiana Piccinin (Organizadores)
Área: Ciências Humanas
Ano: 2006
Páginas: 194
Formato: 14x21 cm
ISBN 85-7578-151-0
Categoria:
Jornalismo
Preço: R$ 30,00
Código: 73716


Comprar pela internet: clique aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aos autores do livro "Edição em jornalismo, ensino, teoria e prática", meus parabéns. Foi um excelente instrumento nas aulas da disciplina de edição em jornalismo, aos alunos do 7º semestre de jornalismo da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).