5 de abr. de 2011

Hacking Journalism no Neofluxo

Por e-mail, Walter Lima avisa que:

"O Grupo de Pequisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred), pertencente ao Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, realiza no próximo sábado (09/04), das 8 às 17 horas, o curso de Hacking Journalism no Neofluxo, na sala Petrobras, no quinto andar do Prédio da Fundação Cásper Líbero. A oficina visa capacitar tecnicamente os pesquisadores do grupo para o segundo estágio do projeto Neofluxo (http://www.neofluxo.net/index.php), apoiado pelo CNPQ.

O objetivo principal do Neofluxo é identificar o comportamento do fluxo informacional nas redes sociais durante o processo eleitoral através de dados coletados nos canais oficiais (Flickr, site, Twitter, YouTube, Facebook) e menções específicas no Twitter sobre três dos candidatos à presidência. O segundo estágio do projeto será encontrar relações entre os 20 milhões de dados gravados, nas mídias sociais no período da eleição majoritária no Brasil em 2010, que revelem se foram produzidos fluxos informativos direcionados por militantes das campanhas da Dilma, Serra e Marina.

O curso será ministrado por Walter Lima (jornalismo computacional), Maurício Maia (prática: programação e o Neofluxo) e Carol Pietoso (prática: Visualização de dados). A equipe irá mostrar como os dados do Neofluxo, disponibilizados em “formato aberto” na web, podem ser apropriados pelos pesquisadores do Teccred para que eles construam visualizações em torno das informações disponíveis".

0 comentários: