24 de ago. de 2010

FNPJ mobiliza professores de jornalismo

Sérgio Luiz Gadini, presidente do FNPJ, encaminhou hoje aos professores de jornalismo de todo o Brasil Carta Aberta solicitando mobilização nas vésperas da votação da PEC do Diploma, que deve ocorrer agora em setembro.

"Colega Docente em Jornalismo!

Ao longo dos últimos meses, representantes das entidades da área (profissionais, docentes e estudantes) realizaram inúmeras atividades para manter em pauta a necessidade de regulamentar a obrigatoriedade da formação universitária para o exercício do Jornalismo.

Neste momento, a proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê a obrigatoriedade de formação acadêmica tramita no Senado Federal e deve entrar em pauta na primeira semana de setembro/10, quando o Congresso realiza "esforço concentrado" para garantir quórum.

Continuar a luta é de fundamental importância. Outros setores da sociedade demonstraram, como nunca antes ocorrera, compreensão e solidariedade à nossa causa. Políticos de todos os partidos têm reconhecido a legitimidade de nossas reivindicações. Conseguimos reverter o quadro criado pelo STF. Neste momento, há um ambiente bem mais favorável, mas não definido. Encontramo-nos na reta final de um grande esforço. Mais do que nunca, é hora de mobilização.

Solicitamos, assim, que cada colega docente entre em contato com os senadores e deputados de seu Estado, destacando a importância e a necessidade de garantirem presença neste momento histórico para o Jornalismo Brasileiro, bem como cobrando atenção a esta proposta que assegura o fortalecimento da área. Alguns poucos minutos - para um contato por telefone, e-mail ou msg em twitter e outras redes - podem fazer a diferença em tempos de campanha eleitoral, em que a frequência no Congresso Nacional costuma ser baixa. Convide os colegas professores e estudantes para fazer a mesma intervenção.

Formação Universitária em Jornalismo é uma proposta de todos que atuam na área (jornalistas, estudantes e professores) e da sociedade brasileira! Faça sua parte!

att, P/ Diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo"

0 comentários: