3 de ago. de 2010

15ª Revista de Folkcomunicação

Por e-mail, notícias de Sérgio Luiz Gadini dando conta do lançamento da 15ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação.


Trecho de editorial:

"Na seção Artigos/Ensaios, a Revista Folkcom apresenta estudo (de autoria do jornalista Fábio Burnat) sobre um periódico regional paranaense que, há 98 anos, busca manter traços das manifestações étnico-culturais de grupos grupos ucranianos (na Região Central do Estado, a partir de Prudentópolis/PR). Moacir Santos e Mônica Carniello discutem o contraponto urbano/rural na cinematografia de Mazzaropi, enquanto Yuji Gushiken e Lawremberg Silva tematizam a folkcomunicação a partir de uma das maisimportantes datas festivas populares do Pantanal. Sebastião Costa aborda, em seu estudo, aspectos e limites da adaptação (kitsch) em telenovelas brasileiras e Catalina Quinteros problematiza a construção discuriva da resistência e do terrorismo midiático na América Latina.

A entrevista da edição apresenta uma análise cuidadosa das manifestações culturais no Vale do Jequitinhonha (MG), feita pelo produtor cultural Zé Pereira. A seção discográfica traz uma complexa produção musical miscigenada da cultura pop africana (o Konono). O ensaio fotográfico retrata a romaria ao motorista gregório e, por fim, as resenhas literárias apresentam livros de Franklin Cascaes (por Zeneida Assumpção) e do fundador da Folkcomunicação (Luiz Beltrão)".

Acesso o conteúdo na íntegra por aqui.

0 comentários: