7 de nov. de 2009

Unicom retrô está um arraso

A primeira edição do Unicom deste segundo semestre de 2009, cuja temática é "retrô", não apenas está pronta como ficou linda, muito linda. O Unicom é o jornal-laboratório do curso de jornalismo da Unisc, onde também leciono.

A idéia, desta vez, foi trabalhar em cima do tema "passado no presente", o que exigiu malabarismos de toda a ordem da moçada envolvida no processo. Mas valeu a pena: difícil mesmo é dizer qual matéria ficou mais interessante, seja do ponto de vista jornalístico-editorial ou em termos de planejamento gráfico.

Estou falando de histórias envolvendo pessoas que escrevem cartas ao invés de mandar e-mails e torpedos, de gente que não troca o LP por nada nesse mundo e daqueles barbeiros cujo corte e barbear fazem deles verdadeiros artistas de seu ocício, para ficarmos em três. O mesmo em relação a uma fotonovela que responde à tão popular quanto mítica pergunta "quem matou Odete Roitman?".

Para além do trabalho dos alunos da disciplina de Produção e Mídia Impressa, que leciono, nada disso teria sido possível sem a parceria do pessoal da publicidade entre nós. Refiro-me, nominalmente, a Mariana Pellegrini, que fez a ilustração da capa, e a Henrique Scherer, que cuidou da direção de arte, publicidade e logotipo.

No que diz respeito à moçada do jornalismo, os merecidos créditos vão para Emanuelle Dal-Ri (Editora); Wesley Soares (Subeditor); Aline Silva e Tiago Garcia (Produção); Luana Rodrigues e Tatiane Lawisch (Edição de Fotografia); Ana Paula de Andrade (Diagramação); Maria Clara Reis (Fotografia e Ilustração); Larissa Griguc (Edição de Imagens); Álvaro Neuwald e Nairo Orlandi (Revisão).

Cuidaram da reportagem Aline Silva, Álvaro Neuwald, Emanuelle Dal-Ri, Luana Rodrigues, Maria Clara Reis, Nairo Orlandi, Tatiane Lawisch e Wesley Soares. A coordenação foi deste que vos tecla.

A todos vocês, portanto, meu reconhecimento pelo excelente trabalho realizado, que pode ser conferido em PDF por aqui.

Quem quiser um exemplar e não estiver em Santa Cruz do Sul, é só escrever para a coordenação do Curso de Comunicação, localizada na Sala 1506, Bloco 15 da Unisc, que fica na Avenida Independência, 2293, Bairro Universitário, Santa Cruz do Sul (RS), CEP 96815-900. O telefone é (51) 37158850.

4 comentários:

Bruna Quadros disse...

PARABÉNS a todos os que participaram deste trabalho. Realmente, está muito bom em termos de conteúdo e diagramação.

Aline disse...

É uma grande satisfação poder repetir a dose!!! Uhuhuhuhu
Para quem não sabe participei da Exceção no semestre passado e revivo as emoções com o Unicom. Valeu equipe, valeu meus amigos/colegas e isso inclui tbm o profe!!!!
Vamos ao próximo?!!!
Beijos

Débora Kist disse...

Realmente, ficou muito bonito.
A todos que integraram esse projeto, meus parabéns!
Dá orgulho!
Abraço e vamos continuar com projetos assim. Vale a pena.

mmelz disse...

tá o M Á X I M O .