24 de nov. de 2009

Encontro de Professores de Jornalismo

Repasso, por relevante, e-mail do colega Gerson Luiz Martins:

"A Universidade Católica de Pernambuco será a sede do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em abril de 2010. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Recife, e a quarta, no Nordeste. A programação contará com painéis, mesas-redondas, conferências e grupos de trabalho, em torno, principalmente, do novo contexto midiático, isto é, das inovações tecnológicas e as mudanças das diretrizes curriculares no Ensino Superior.

Dentro da programação do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, serão promovidos o 4º Encontro Nacional dos Coordenadores de Cursos de Jornalismo, o 9º Pré-fórum da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o 6º Colóquio da Agência de Notícias dos Direitos da Infância e o 2º Colóquio Iberoamericano de Professores de Jornalismo. O evento, também, compreenderá as eleições da nova diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

De acordo com o professor Ricardo Mello, diretor da Regional Nordeste 1 do FNPJ e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, a escolha da Católica deve-se à tradição e à estrutura do seu curso de Jornalismo. “No último evento, em Belo Horizonte, tivemos o indicativo do Recife como uma das possíveis sedes em 2010. Então, a diretoria executiva do Fórum aprovou a proposta do Reitor, Padre Pedro Rubens, que destacava o pioneirismo e a importância da graduação, que completará 49 anos”, contou.

Para Mello, o encontro é vital para a discussão do exercício e do estudo do jornalismo no Brasil, sobretudo diante do novo contexto da profissão. “Devemos valorizar todo evento que possa mobilizar profissionais, estudantes e professores para discutir as perspectivas do trabalho, em torno das novidades tecnológicas e das mudanças no ‘fazer’ jornalismo.” No tocante ao papel da Católica como sede do evento, afirmou: “É fundamental que haja o encontro de docentes e alunos na Universidade, a casa da troca de conhecimentos. Isso permite o intercâmbio das pesquisas e resultados e, consequentemente, a melhoria da formação e da prática jornalística”.

O coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Alexandre Figueirôa, enfatizou o significado de um encontro nacional para o Recife e a Universidade. “Trata-se de um evento importantíssimo, a possibilidade de trazer à cidade um espaço de discussão e reflexão sobre as principais questões que envolvem a prática e o ensino do jornalismo. É bom lembrar que os professores precisam estar atualizados com os assuntos acadêmicos e políticas de comunicação, porque são responsáveis pela formação dos futuros profissionais”, avaliou.

Para Figueirôa, o Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo surge como uma prévia para as comemorações dos 50 anos do curso da Católica, que serão completados em 2011. “Será uma espécie de abertura para as festividades, cujo início oficial acontecerá no Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) 2011, também a ser realizado na Universidade. Esses eventos comprovam a nossa tradição de graduação de Jornalismo mais antiga do Norte e Nordeste”, concluiu.

A marca do encontro, que ilustra esta reportagem, é de autoria da professora Carla Teixeira, também do curso de Jornalismo da Católica. Segundo ela, a imagem tem, como inspiração, uma paisagem-símbolo do Recife (Rua da Aurora e Rio Capibaribe) e elementos de identidade local – entre eles, o efeito de xilogravura, típica da literatura de cordel, obtido através da vetorização da figura".

0 comentários: