28 de nov. de 2009

Belos motivos para celebrar a 7ª SBPJor

O 7º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo (7ª SBPJor), que se encerrou na sexta, 27, na ECA/USP - São Paulo - foi particularmente importante para mim por pelo menos quatro grandes motivos, que passo a enumerar a seguir em ordem cronológica de acontecimentos.

1º Grande motivo
Porque na mesa que coordenei/integrei, na quinta, 26, havia dois trabalhos cujo tema era a midiatização: o meu, intitulado Auto-referência e co-referência nas páginas do jornal Folha de S.Paulo, e o de Daiane Bertasso Ribeiro/Maria Ivete Fossá, ambas da UFSM, cujo título é Estratégias de Imagem em discursos jornalísticos.

Trata-se de um marco importante este, à medida que a midiatização, como abordagem teórica para compreensão das complexificações que se estabelecem no jornalismo em um contexto de profunda imersão tecnológica como o que nos encontramos, é tema por demais recente, não obstante os reconhecidos esforços de pesquisa realizados neste sentido.

Abaixo, registro de minha apresentação (infelizmente não tenho o crédito da fotógrafa).


2º Grande Motivo
Ainda na quinta, mas às 20 horas, realizamos, Fernando Firmino e eu, o lançamento do livro Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma (Edunisc, 2009). Para além do fato de todos os exemplares levados ao encontro terem sido comercializados, o que é bom em muitos sentidos, ficamos muito felizes - Firmino e eu - pela presença de tantos e tão queridos amigos presentes na sessão de autógrafos. Também estavam por lá os co-autores Águeda Cabral, Carlos D'Andréa e Fabiana Piccinin.

A foto é de Fabiana Piccinin. Nela, Firmino é cumprimentado por Rogério Christofoletti, enquanto eu autografo mais um livro lá atrás.


3º Grande Motivo
A eleição da nova diretoria da SBPJor, da qual faço parte na condição de integrante do Conselho Administrativo.

Haveria muito a ser dito a este respeito, mas resumirei da seguinte forma: sou jornalista há mais de duas décadas. Nunca fui, neste período, outra coisa que não jornalista, seja em termos de redação, pesquisa ou sala de aula. Equivale a dizer que me sinto extremamente honrado por integrar, na condição de componente diretivo-organizacional, a Associação Brasileira dos Pesquisadores de Jornalismo.

A foto da posse, abaixo e antes da nominata completa da nova diretoria executiva, foi "tirada" por Marcos Santuário.


Presidente: Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Vice-Presidente: Beatriz Becker (UFRJ)
Diretora Científica: Cláudia Quadros (UTP)
Diretora Administrativa: Kenia Maia (UFRN)
Diretora Editorial: Tattiana Teixeira (UFSC)
Conselho Administrativo: Demétrio Soster (UNISC), Márcia Franz Amaral (UFSM) e Victor Gentilli (UFES)
Conselho Científico: Alfredo Vizeu (UFPE), Antonio Hohlfeldt (PUCRS), Christa Berger (UNISINOS), Fernando Resende (UFF), Iluska Coutinho (UFJF), José Luiz Aidar Prado (PUC-SP) e Rogério Cristofoletti (UFSC).

4º Grande Motivo
Este ainda é segredo. Mas começa a ser gestado em parceria com Gerson Martins e Vitor Gentilli. E promete, por relevante.

A cobertura do 7ª SBPjor por ser conferida, via blog, por aqui.

2 comentários:

Rogério Christofoletti disse...

Tem mais é que comemorar... abraço.

Tatiane Lawisch disse...

Parabéns, professor!