26 de set. de 2009

Seacom da Unisc foi marcante

A XIV Semana Acadêmica da Comunicação (XIV Seacom) da Unisc, que se encerrou na sexta, foi marcante sob muitos aspectos, a começar pela qualidade das pelestras e oficinas que se realizaram ao longo do período.

Digo isso por ter coordenado a cobertura do evento que os monitores e voluntários da Agência Experimental de Jornalismo da Unisc realizaram, aos meus olhos de forma muito competente, mas também a partir das impressões que os alunos trouxeram até mim. Ou seja, deu tudo certo. E bem.

Coube a mim a condução do trabalho de três convidados: Gabriel Renner, de quem já falei; Luiz Zini Pires, editor de cultura de Zero Hora; e, finalmente, o casal Ana/Eduardo De Zottis, da De Zottis Comunicações.

A pelestra de Zini Pires foi muito importante porque, mais do que falar de jornalismo cultural, observou que, para fazê-lo, é preciso doses equilibradas de competência, conhecimento, e, sobretudo, ética. Uma noite marcante a de quinta-feira, 24 de setembro, sem dúvida.

A foto abaixo, da palestra do Zini, é de Vanessa Kannenberg, monitora da Agência de Jornalismo.


A manhã seguinte (sexta, 25/09), para ficarmos na esfera dos meus convidados, foi igualmente marcante, à medida que Ana e Eduardo De Zotti têm mais de 20 anos de experiência em assessoria de imprensa e são proprietários, desde há muito, de seu próprio negócio. Deram uma verdadeira aula de como se deve proceder quando o assunto é autonomia e empreendedorismo em jornalismo.

Já foto abaixo, da palestra de Ana e Eduardo De Zottis, é de Marília Nascimento, monitora da agência de jornalismo da Unisc.


Para saber como foi a cobertura que a moçada fez da XIV Seacom, entre no site oficial. Lá você encontra, além das matérias sobre todos os eventos da seacom, vídeos, fotos e perfil/currículo dos convidados.

4 comentários:

Anônimo disse...

A SEACOM realmente foi muito marcante. Uma ótima oportunidade de conhecimento a partir da experiência dos palestrantes e também na cibertura da Agência.
Uma correção: a foto tua com o Zini foi tirada por mim, não pela Luciana.

abraços prof!

Demétrio de Azeredo Soster disse...

corrigido, menina. valeu!

Guilherme Póvoas disse...

Sobre empreendedorismo e jornalismo. Estas duas palavras soam contraditórias, quase que em seu cerne. Erro de condução de nós todos, jornalistas, claro. Há ainda que se descobrir o lado empreendedor de nossa parte - e não só pela assessoria de imprensa.

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Concordo: quem sabe assim o cenário jornalístico não se torna mais possível; mais interessante, para além da relação emprego/empregado para a qual, aliás, nós somos educados desde a universidade, como se este fosse realmente o único caminho possível? Grande abraço, garoto!