22 de abr. de 2009

Confederação de Associações Científicas da Comunicação é criada

Esta chegou por e-mail ontem à noite, enviada por José Marques de Melo. Transcrevo na íntegra, por relevante:

"Reunidos em assembleia geral, no dia 18 de abril de 2009, os representantes de onze entidades científicas presentes ao IBERCOM 2009 - XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação, promovido pela Associação Ibero-Aemricana de Comunicação, com o apoio da Universidade da Madeira, na cidade do Funchal (Ilha da Madeira, Portugal), decidiram fundar a Confederação Ibero-Amermicana de Associações Científicas de Comunicação - CIAC.

Esta entidade tem por objetivo central “a promoção do debate e da produção científica ibero-americana no campo das Ciências da Comunicação, em termos nacionais e internacionais, tendo em vista a importância das línguas oficiais e culturas em que se expressam e relevando os diversos sistemas de informação e comunicação do mundo contemporâneo”.

A primeira diretoria, eleita com mandato de dois anos, será presidida pelo professor José Marques de Melo (Brasil). A diretoria está composta por uma executiva com mais sete membros: 1º vice-presidente, Francisco Sierra (Espanha); 2º Vice-Presidente, Erick Torrico (Bolívia); Diretor Acadêmico, Moisés Lemos Martins (Portugal); Diretor Administrativo, Elias Machado (Brasil); Diretor Científico, Luís Albornoz (Espanha); Diretor Institucional, Luís Humberto Marcos (Portugal); e Diretor de Relações Interdisciplinares, Rodrigo Gomez (Mexico). Foi também eleito um Conselho Fiscal composto por três membros: António Gomez (Bolívia), Gustavo Cimadevilla (Argentina) e Tereza Quirós (Peru).

Na assembléia de fundação estiveram representadas entidades científicas da Argentina (Federacción Argentina de Carreras de Ciencias de la Comunicación - FADECCOS), Bolívia (Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación - ABOIC), Brasil (Federação Brasileira de Associacões Científicas ou Acadêmicas de Comunicación - SOCICOM, cuja delegação foi integrada pelas associações nacionais abrangentes como INTERCOM e COMPOS, bem como pelas entidades segmentadas como ABRAPCORP, FOLKCOM e SBPJOR), Espanha (Asociación Española de Investigación de la Comunicación - AE-IC), México (Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación - AMIC) e Portugal (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM), além de associações internacionais como a Associação Ibero-Americana de Comunicação – AssIBERCOM; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicaión – ALAIC; União Latino-Americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - ULEPICC, Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social - FELAFACS e Federação Lusófona de Ciências da Comunicação - LUSOCOM.

Na mesma assembleia foi aprovada a “Carta-Programa da Madeira” na qual se estabelecem as prioridades de atuação da entidade, em particular, para os dois primeiros anos de atividades. Esse documento ratifica e aperfeiçoa três instrumentos anteriores – a Convocatória de Santos (Brasil, 2007), o Protocolo de Guadalajara (Mexico, 2007) e o Acordo de Santiago (Espanha, 2008) – que fundamentam a necessidade de criar um espaço institucional capaz de potencializar a presença orgânica das ciências ibero-americanas da comunicação no âmbito da comunidade científica internacional.

Ficou ainda decidido que a sede da Confederação ficará na cidade de São Paulo, Brasil, local onde será feito o registo jurídico da entidade. O Brasil vai sediar também a I Conferência Mundial de Pesquisa em Comunicação Ibero-Americana e o I Forum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, previstos para o biênio 2010-2011.

Fonte: SOCICOM (2009) - Email: socicom@intercom.org.br

CIAC - SOCICOM – INTERCOM - Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – conj. 36/38, no bairro da Bela Vista, região central da Cidade de São Paulo (junto à Estação Brigadeiro do Metrô e próximo à Avenida Paulista), Brasil".

2 comentários:

Ana Bittencourt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Bittencourt disse...

oi meu futuro professor! comecei a pós em comunicação política na semana passada, já sei que vou ser tua aluna. vim dar um oizinho e contar que estou encantada com a unisc, a estrutura, o atendimento, a maneira que nos receberam... tô bem contente. linkei teu blog!
até breve!