8 de ago. de 2008

Univates irá apoiar luta pelo diploma de jornalista

Do site do Sindicato dos Jornalistas do Estado, sobre encontro ocorrido na Univates, em Lajeado, na tarde de quinta-feira:
"No final da tarde desta quinta-feira, dia 7 de agosto, diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS reuniram-se com a reitoria da Univates para discutir os direitos dos jornalistas e solicitar, formalmente, apoio à Semana Nacional de Luta em Defesa da Formação e Regulamentação do Diploma. Conforme o segundo vice-presidente da entidade, Jorge Correa, a campanha visa resgatar e garantir a manutenção do diploma. "Estamos vivendo um momento importante para a categoria. Precisamos manter a publicação de notícias corretas, imparciais e com ética, algo que somente o jornalista formado pode oferecer. Não podemos voltar ao tempo em que qualquer pessoa ingressava na profissão, sem condições técnicas e teóricas. Isso não é apenas uma questão corporativa, mas uma defesa da informação que chega à sociedade", salienta. O tesoureiro Marco Antônio Chagas diz que a briga do Sindicato é de que textos e fotos jornalísticos, e apuração da notícia, sejam realizados por profissionais da área". "A batalha pelo diploma envolve a qualidade da informação e a manutenção dos cursos", aponta.
O reitor Ney José Lazzari garantiu apoio à campanha em defesa do diploma, e deverá divulgar a posição oficial da instituição nesta segunda-feira, dia 11. Na reunião, estiveram também presentes o pró-reitor de Ensino, Carlos Cândido da Silva Cyrne, o coordenador do Curso de Comunicação Social, Sandro Kirst, e os professores Leonel de Oliveira e Demétrio de Azeredo Soster. A partir das 19h, mais de cem alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda assistiram palestra com Chagas e Corrêa, com o objetivo de valorizar a regulamentação profissional do jornalista e interagir com a comunidade acadêmica, que lotou o auditório".
A foto é de Ana Paula Vieira Labres, da assessoria de comunicação da Univates.

0 comentários: