1 de ago. de 2007

Autoridades russas internam jornalista a força

Reproduzo trecho da matéria do Comunique-se, morrendo de medo que o Lula fique sabendo e resolva fazer o mesmo. Para tê-la por inteiro, entre aqui .

"A jornalista russa Larissa Arap, 48 anos, foi internada a força em um hospital psiquiátrico pela polícia após escrever uma reportagem com críticas ao tratamento de doentes mentais no país. Larissa também é ativista da Frente Cívica Unida (FCU), movimento liderado pelo ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, que acusa o presidente russo Vladimir Putin de “matar a democracia” da Rússia.
De acordo com Yelena Vasiliyeva, chefe regional da FCU, a internação foi um “ato de vingança” das autoridades russas. Ela informou à agência Reuters que Larissa foi obrigada pela polícia a entrar em uma ambulância no dia 05/07 que a levou para um hospital em Murmansk, região russa próxima à Finlândia. Ela tinha ido buscar um certificado em um posto de saúde para renovar sua carteira de habilitação quando um médico perguntou se ela era a autora do artigo e, em seguida, chamou a polícia.(...)"

1 comentários:

Pedro Piccoli Garcia disse...

Professor, mais triste do que conhecer um caso de censura estúpida e agressiva como esse é notar que nenhum grande órgão de comunicação no Brasil se mobilizou a reagir ao caso de forma crítica.