2 de ago. de 2007
A invenção da crise
Marilena Chauí, filósofa, desce a lenha, no site Conversa Afiada, na postura da mídia por ocasião do acidente da TAM. O que mais lhe impressionou foi "(...) a velocidade com que a mídia determinou as causas do acidente, apontou responsáveis e definiu soluções urgentes e drásticas!" Trata-se de um ponto de vista que causa desassossegos os mais diversos para nós, jornalistas, mas que deve ser respeitado, em primeiro lugar, por vir de uma intelectual do porte de Chauí, cujo currículo dispensa comentários. Mas também por se tratar de uma perspectiva alheia ao que é jornalístico-comunicacional em sua especificidade, se é que vocês me entendem. Por este ângulo, o que me parece se evidenciar neste comentário é o reconhecimento da midiatização como vetor de novas ambientações sociais, inclusive jornalísticas. Este é, aliás, o tema de minha tese, que está em construção. Leia a matéria de Marilena Chauí. Opine. Também aqui, entrevista feita pela moçada do portal da Agência Experimental de jornalismo da Unisinos sobre o assunto.
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