7 de jan. de 2011

Colóquio de Agências de Comunicação

Escrevo para dizer que o 1º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, realizado dia 6, na Unisinos, em São Leopoldo (RS), foi um evento muito importante, pelos motivos que enumero abaixo:

1 Ele foi importante, em primeiro lugar, porque reuniu, pela vez primeira, mais de cem pessoas, entre coordenadores de agências de comunicação e alunos, representantes de nove universidades gaúchas - Unisc (Santa Cruz do Sul), Unisinos (São Leopoldo), Unifra (Santa Maria), UPF (Passo Fundo), Faccat (Taquara), Ulbra (Canoas), PUC (Porto Alegre), Feevale (Novo Hamburgo) e Univates (Lajeado).

2 Ato contínuo, porque, igualmente pela primeira vez aqui no Estado, se discutiu de forma tão próxima o que é feito nessa instância tão importante de nossas graduações que são as agências experimentais de comunicação.

3 Mais uma importância: além das apresentações dos alunos, os coordenadores das agências, a partir de discussões realizadas ao longo da tarde do dia 6, acordaram que o evento será anual e, que a cada edição, se realizará em uma universidade diferente, com o que chegamos ao próximo item.

4 Caberá à Unisc sediar a segunda edição do encontro, que já está marcada para 6 de janeiro de 2012: escolha disputada no voto. Mas creio que, dos sete argumentos que elencamos como razoáveis para sustentar nossa candidatura, um deles tenha prevalecido: temos, aqui, a melhor cuca do Estado; quiçá do Brasil! (rsrsrsrsrsrs)

5 Uma quinta importância diz respeito às decisões tomadas ao final do evento, que podem ser divididas em três grande grupos: imediatas (criação de uma "carta de São Leopoldo", de um site, de um concurso interagências para criação de identidade visual, entre outras) e a médio e longo prazos (posicionamento do Colóquio frente a grandes questões, tais como o Conselho de Comunicação, a aproximação com instâncias com os fóruns de PP, RP e Jornal, bem como Intercom).

Ou seja, um encontro muito, mas muito importante para todos nós que trabalhamos com formação em Comunicação, à revelia da habilitação que representemos.

Destaque, sobretudo, para os amigos e colegas Edelberto Behs e Thais Furtado, da Unisinos, que não apenas tiveram a idéia de dar corpo à iniciativa como capitanearam, junto a uma equipe tão disposta quanto competente, todo o processo. A eles, meu agradecimento pela oportunidade.

Abaixo, alguns registros:

Final dos trabalhos, na foto de Alexsandro Ramires
Pessoal da Unisc, que fez bonito na apresentação.
A foto é de Eduardo Veras
As camisetas utilizadas no Colóquio foram customizadas
pelos convidados logo na chegada. A foto é minha
Mais de cem pessoas, representando nove universidades
gaúchas. A foto, acho, é de Vanessa de Oliveira.

1 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

vendo tudo isso aí, fico imaginando e observando o que mudou nas agências nos últimos oito anos. E o que vai mudar.