4 de nov. de 2010

Processualidade complexificadas

O livro Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos (Edunisc, 2010), organizado por Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes, com prefácio de minha lavra, será lançado dia 13 de novembro, às 16h30, na Feira do Livro de Porto Alegre.


Abaixo, um trecho do prefácio:

"Este livro representa bem mais que a compilação das discussões realizadas de 19 a 21 de novembro de 2009 na Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), por ocasião do seminário “Midiatização e Processos Sociais – Aspectos Metodológicos”, promovido pela Rede Prosul. Trata-se, antes, de um importante marco referencial nas buscas que pesquisadores do Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai têm realizado nos últimos cinco anos em torno do fenômeno da midiatização.

O estágio evolutivo da pesquisa é diferenciado porque, uma vez tendo-se auscultado, observado e discutido a midiatização de forma sistemática por meio de encontros, publicações e discussões as mais diversas – e considerando-se, ainda, que esta etapa não se encerra nestes movimentos –, parte-se, agora, para a instrumentalização metodológica da investigação.

Ou seja, para a organização de ferramental adequado que permita, ao que pesquisa a midiatização, ou acompanha de perto as discussões a respeito do tema, estabelecer os cruzamentos necessários entre as reflexões que realiza e os objetos-alvo de suas dúvidas, emprestando, dessa forma, mais amplitude ao conhecimento resultante dessa processualidade.

O livro 'Midiatização e Processos Sociais – Aspectos Metodológicos' ganha ainda mais relevância à medida que a midiatização, aqui entendida como a instauração de uma nova ambiência na sociedade a partir de um cenário específico, de matizes sócio-técnico-discursivos, representa mais que um fenômeno de contornos em movimento: trata-se, antes, de processualidades que se complexificam a cada momento, de forma ininterrupta, constante, afetando e sendo afetadas neste movimento; exigindo, como dissemos, daquele que pesquisa, mais que versatilidade conceitual, novos e sucessivos instrumentais analíticos.

Some-se a isso o fato de a midiatização da sociedade ser percebida por pesquisadores locados em um campo cujas fronteiras são limítrofes aos demais campos do conhecimento, caso da comunicação, e veremos, então, que se trata de um momento diferenciado o que se segue, e que requer, portanto, gramática explicativa adequada, à revelia do âmbito que estejamos falando. (...)"

A ficha:

Organizadores: Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Ano: 2010
Páginas: 192
Formato: 14x21cm Brochura
ISBN: 978-85-7578-280-4
Categoria: Ciências Sociais Aplicadas
Código: 96751
Preço: R$ 33,00

1 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Fala, Demétrio! Tem um post lá no meu blog que eu gostaria do teu comentário. O título: Israeli Tank Shell Against a Family. Passa lá!