6 de nov. de 2011

Uma SBPjor digna de nota

Finalmente em casa, descansado; saciada a saudades dos filhos, é chegada a hora de registrar os resultados/significados mais imediatos do 9º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (9º SBPJor). O evento se realizou na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Antes de prosseguir, e alertando que me aterei principalmente às atividades que participei de forma mais direta, adianto que, para mim, congresso bom é aquele do que saímos com pelo menos um projeto a ser realizado.

Vamos nessa, então, na ordem com que os acontecimentos se sucederam.

O primeiro registro fica por conta da realização, na manhã do dia 4 de novembro, da segunda reunião (a primeira ocorreu em abril, na Unisc) do grupo de trabalho que se propõe a refletir sobre a midiatização do jornalismo.

Deste encontro nasceram pelo menos quatro objetivos a serem realizados desde agora:

1 Criação de uma rede de pesquisa que aglutine, no âmbito da SBPJor, a midiatização do jornalismo (Rede Jormídia).

2 Publicação de um livro, para 2012, cujo objetivo é lançar as diretrizes do que significa, conceitualmente, ao jornalismo estar midiatizado.

3 Realização de evento, em 2012, que discuta a midiatização do jornalismo.

4 Criação de um site que registre e publicize os passos da rede de pesquisa (reuniões, eventos, bilbiografia, publicações etc.)

Abaixo, o registro do encontro, feito pela estudante da UFRJ Elisabeli Ferreira.

Da esquerda para a direita, Antônio Fausto Neto,
Micael Vier Behs, Fábio Henrique Pereira,
Viviane Borelli, Demétrio de Azeredo Soster
e, finalmente, Kênia Maranhão. 
O segundo registro diz respeito à realização, pela primeira vez desde a criação da SBPjor, de uma mesa coordenada criada para discutir a midiatização do jornalismo.

A mesa, realizada no início da tarde do dia 4 de novembro, na Sala 108, foi coordenada por mim e contou com a participação dos professores-pesquisadores Micael Vier Behs (Univates), Viviane Borelli (Santa Maria), Paulo César Castro (UFRJ), Fábio Henrique Pereira (UnB), Kênia Ferreira Maia (UFRN) e Antônio Fausto Neto (Unisinos).

A importância da mesa Jornalismo Midiatizado - Jormídia reside principalmente, como disse, no fato de ter sido a primeira vez que ela se realiza, mas, decorrência disso, porque insere, no âmbito da SBPJor, de forma mais sistematizada, seu tema gerador, ou seja, a midiatização do jornalismo.

O registro é de Ana Paula Amorin.


Ainda na sexta-feira, 4/11, realizamos, Walter Teixeira Júnior e eu, mais os membros da rede de pesquisa Jornalismo e Tecnologia (Rede Jortec), da qual participo igualmente, o lançamento do livro Jornalismo Digital: audiovisual, convergência e colaboração (Edunisc, 2011).

Sistemas computacionais, redes telemáticas, ensino, teorias e formatos de conteúdo são os temas contidos nas discussões deste livro, que delineiam novas tendências, rediscutem teorias e práticas no ensino no que tange à evolução dos conteúdos informativos de relevância social, contidos nas multiplataformas digitais conectadas via web.

A foto abaixo, creio, é de Fabiana Piccinin:

Walter Teixeira Lima Junior e Demétrio de Azeredo Soster
Por fim, e para encerrar, fui eleito, no final da tarde do dia 5, juntamente com os demais componentes da diretoria e conselhos candidatos (veja a lista abaixo) por meio da Chapa Expansão, à condição de Diretor Administrativo da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor) para o biênio 2011/2013.

Uma enorme responsabilidade, sem dúvida; sobretudo, a possibilidade de fazer, ao lado dos colegas coordenados por Dione Oliveira Moura, presidente eleita, um pouco mais pelo jornalismo.

Na foto, os componentes da nova diretoria.


Todos os nomes:

Diretoria Executiva

Presidente: Dione o. Moura
Vice-presidente: Kênia Maia
Diretor Administrativo: Demétrio de Azeredo Sóster
Diretora Científica: Luciana Mielniczuk
Diretora Editorial: Iluska Coutinho

Conselho Científico

Beatriz Becker
Christa Berger
Edson Fernando Dalmonte
Fábio Henrique Pereira
Fernando Resende
José Luiz Aidar Prado
José Luiz Proença

Conselho Administrativo

Edna Mello
Paula Melani Rocha
Joanita Mota de Ataíde

Uma grande SBPJor, sem dúvida alguma.

1 comentários:

Diólia de Carvalho Graziano disse...

Parabéns pelo 2012!!! Foi realmente notável o encontro! abs