13 de out. de 2010

Colóquio debaterá mudanças no jornalismo

E-mail de Zélia Leal Adghirni informa que estão abertas as inscrições para o 1º Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR – 2011), que será realizado de 25 a 28 de abril de 2011 na Universidade de Brasília (UNB).

A proposta do 1º Colóquio Internacional Mudanças estruturais no Jornalismo é de debater o fenômeno "transformações no jornalismo" e os discursos que podem ser mobilizados sobre ele.

Pesquisadores podem submeter propostas sobre uma das transformações abaixo:

Nas práticas jornalísticas
No modelo econômico das empresas jornalísticas
Nas formas de apresentação/construção da notícia
Na formação e nos modos de acesso ao mercado de trabalho
Nos modos de regulação e controle deontológico da profissão
Nas relações com os públicos

Podem ainda:

Propor modelos de análise sobre a transformação que permitam investigar essas transformações;
Analisar a construção do discurso sobre mudança e sua utilização pelos atores sociais vinculados à mídia (jornalistas, editores, políticos, pesquisadores...).

Atenção aos prazos:

Envio do texto completo: 15 de dezembro de 2010
Divulgação dos trabalhos selecionados: 30 de janeiro de 2011
Divulgação da Programação do evento: 21 de fevereiro de 2011
Publicação dos Trabalhos Selecionados nas Atas do Colóquio (online): 01 de maio de 2011
Publicação dos Trabalhos Selecionados em Livro ou Periódico: 2º Semestre de 2011 (previsão)

Regras de submissão:

Serão aceitos trabalhos de autoria individual ou coletiva. Pelo menos um dos autores do artigo principal deverá ter o título de doutor. Poderão ser submetidos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol, sendo obrigatório o envio de uma versão em português do resumo do artigo. As submissões devem ser feitas on-line, no sítio: www.mejor.com.br.

O autor deve encaminhar o texto completo do artigo, que deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaço), já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé. São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 3 palavras-chave, resumo do currículo do autor em até 3 linhas (incluindo sua vinculação institucional). O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples.

Os trabalhos devem ser necessariamente inéditos. Não serão aceitos artigos publicados em qualquer tipo de suporte, nem apresentados em outro evento. Cada autor poderá submeter apenas um trabalho, seja em autoria única ou em coautoria.

Processo de seleção e critérios de avaliação

Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico internacional. Cada trabalho será avaliado por dois pareceristas, por meio do processo de avaliação cega. Dos trabalhos submetidos, serão selecionados até 30 artigos para serem publicados nas Atas do Colóquio.

Publicação dos trabalhos:

Os trabalhos aceitos e apresentados durante o Colóquio serão publicados on-line em Ata e ficarão disponíveis na página www.mejor.com.br e no sítio www.surlejournalisme.com a partir do dia 1º de maio. Além disso, uma versão revisada dos 15 melhores trabalhos, conforme parecer do comitê científico podem integrar uma obra coletiva em português (livro ou periódico), com publicação prevista para o 2º Semestre de 2011.

Contato com o comitê organizador do evento

No Brasil, pelo e-mail: mejor2011@unb.br
Comitê Organizador: Prof.Fabio Pereira (fabiop@gmail.com)
Comitê Científico: Profa. Zélia Leal Adghirni (zeliadghirni@gmail.com)
Na França: Florence Le Cam (flecam@univ‐rennes1.fr)
Denis Ruellan: denis.ruellan@univ‐rennes1.fr

O 1º Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo é apoiado pela COMPÓS, INTERCOM, SBPJOR, FNPJ, ALAIC , FNPJ, ELIS, NEMP e PPGEM.

Informações completas no site do evento: www.mejor.com.br

A realização é da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Réseau d’études sur le Journalisme (Rede de Estudos sobre o Jornalismo/REJ).

0 comentários: