10 de out. de 2007

História do Jornalismo no Brasil

A pesquisa em jornalismo no Brasil está bombando em seu aspecto livro. O mais novo momento chama-se História do Jornalismo no Brasil, de Richard Romancini e Cláudia Lago, pela Insular. Creio que o nome dispensa maiores comentários. De qualquer sorte, que fale a apresentação: "Finalmente publicamos uma História do Jornalismo no Brasil, destinada a estudantes, professores e a todos aqueles, profissionais ou não, interessados na formação e no desenvolvimento da comunicação social, especialmente o jornalismo impresso, em nosso país. Resultado de ampla pesquisa em obras de referência da nossa historiografia e, também, dos mais recentes estudos divulgados em livro, revistas especializadas e Internet, os pesquisadores Richard Romancini e Cláudia Lago nos oferecem um livro agradável e essencial, onde o jornalismo se envolve com a própria história do Brasil."
Quanto aos autores, Richard Romancini é doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), professor universitário e jornalista. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Mercado de Trabalho em Comunicações e Artes (NUPEM-ECA/USP), e atua também na área de Comunicação e Educação, no âmbito do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP).
Já Cláudia Lago é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo) e professora da Universidade Anhembi – Morumbi. Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor –, participa do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo Contemporâneo e é Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Sonoridades, junto ao CNPq.

0 comentários: