8 de out. de 2007

Esclarecida a morte da jornalista Anna Politkovskaya

Esta veio pela Folha Online, por meio da Efe:
"A polícia russa afirmou hoje que esclareceu o assassinato da jornalista Anna Politkovskaya, deteve seus assassinos e suspeita de quem teria encomendado o crime.
O assassinato foi descoberto e seus executores detidos. "A investigação sabe quem foi o assassino e suspeita de quem encomendou o homicídio", disse nesta segunda-feira o chefe da investigação, Petros Garibian, ao jornal "Novaya Gazeta", para o qual a jornalista trabalhava.
Ao mesmo tempo, admitiu que ainda precisa revelar toda a seqüência, do autor do crime e a seu executor, e preparar as provas irrefutáveis para o julgamento.
Garibian informou que já foram apresentadas acusações contra 11 suspeitos e detidos 10 deles. "Mas a lista não está completa. Ainda não apresentamos a acusação contra o assassino, apesar de já sabermos quem ele é", acrescentou.
Perguntado se os detidos são os executores e organizadores do crime, o chefe da equipe policial confirmou que foram capturados os executores e coordenadores do assassinato.
"Temos boas perspectivas e agora seguimos a pista dos intermediários e organizadores. Quanto a quem encomendou o assassinato de Politkovskaya, só direi que temos suposições bastante interessantes", disse.
Há um ano, no dia 7 outubro de 2006, Anna Politkovskaya, conhecida por suas denúncias das violações dos direitos humanos na Rússia, especialmente no Cáucaso, foi morta à queima-roupa na porta de sua casa".

2 comentários:

Guilherme Póvoas disse...

Oportuna notícia, Demétrio. E me lembrou uma outra - que necessita de atualização. A prisão de Mumia Abu-Jamal. O cara é um ex-integrante do Partido dos Panteras Negras que se tornou jornalista na Filadélfia e ficou popular com o seu programa de rádio "A voz dos sem-voz". Ele foi condenado a morte por [supostamente, aí está o problema] matar um policial que espancava seu irmão, no início dos anos 80. Ele é o único preso político dos EUA condenado à pena de morte. Em que pé será que está este caso?

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Não sei, mas vale a pena dar uma olhada. A história do Mumia Abu-Jamal é parecida com a daquele sujeito que virou filme - Hurricaine (no Brasil, "Furacão") -e que foi cantado pelo Bob Dylan e pela Cida Moreyra ("Grande tiroteio/mortos na boate (...))