28 de mai. de 2008

Airton Ortiz estará em Santa Cruz do Sul

Concordo, a coisa está devagar por estes lados. Trabalho demais, essas coisas... Aí vai, então, um convite que faço, a partir do coordenação do Curso de Comunicação da Unisc, onde também trabalho, para quem estiver por Santa Cruz do Sul por estes dias:
"O jornalista Airton Ortiz é o convidado do próximo Saideira, dia 3 de junho, que acontece integrando as atividades da 21º Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Ortiz vem falar sobre jornalismo, literatura e aventura. Ele fala às 20h, no Auditório do Colégio São Luís, num evento aberto ao público e gratuito.
Além de jornalista especializado em coberturas internacionais sobre natureza selvagem, Ortiz é fotógrafo e também escritor, com oito livros que relatam suas aventuras por mais de 80 países. Entre as façanhas, está a de ser o primeiro gaúcho a escalar o Kilimanjaro, ponto mais elevado do continente africano. Entre suas obras, títulos sobre o Egito, a Amazônia, o Everest, a Índia, o Tibete e o Alasca. Suas obras quase sempre figuram entre as mais vendidas da Feira do Livro de Porto Alegre.
Nascido em Rio Pardo em 1954, Ortiz iniciou sua carreira na comunicação em Cachoeira do Sul, trabalhando em jornal e rádio, nos anos 70. Em Porto Alegre, na década de 80, fundou e dirigiu o Jornal Tche! e a Editora Tche!, especializados em cultura gaúcha. Depois, passou a se dedicar ao jornalismo, especialmente de aventura. Atualmente, além de produzir livros com relatos sobre as viagens, faz coberturas para jornais nacionais como free lancer e escreve na revista online 360 Graus (
http://www.360graus.com.br), considerada principal publicação na Internet sobre aventura. Pelas coberturas, já foi finalista do prêmio Esso de Jornalismo, principal premiação do jornalismo brasileiro, e recebeu o Prêmio ARI, da Associação Riograndense de Imprensa, além de já ter recebido premiações pelas obras literárias.
O projeto Saideira – Debates de Comunicação é realizado pelo curso de Comunicação Social da Unisc e acontece todo mês, promovendo discussões sobre o mercado de trabalho das profissões da área de Comunicação.
Este é o segundo ano que o Saideira ocorre na Feira do Livro, que se inicia dia 31 de maio e vai até 8 de junho, na Praça Getúlio Vargas. A 21º edição da Feira homenageia Machado de Assis, no ano do centenário de sua morte. A feira funciona das 8h30min às 19h, de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h aos sábados, e 14 às 19h nos domingos. O patrono desta edição é o escritor gaúcho Luiz Antônio de Assis Brasil, eleito por consulta popular. A Feira do Livro é uma promoção do Sesc, da Unisc e da Prefeitura".

1 comentários:

Anônimo disse...

Pô, este cara é fera [no que faz]. Me lembro de ter entrevistado ele. Ortiz usava um chapéu característico, recebido na África.